Jornal do Cariri
Farias Brito e Lavras decretam estado de emergência
Além dos dois municípios, outras quatro cidades caririenses estão em situação emergencial
Foto: Reprodução
Natália Alves
18/04/23 16:00

Farias Brito e Lavras da Mangabeira decretaram estado emergencial após as fortes chuvas que assolaram os municípios, causando prejuízos para a infraestrutura, meio ambiente e população. Além dos dois municípios, outras quatro cidades caririenses estão em situação emergencial: Altaneira, Antonina do Norte, Missão Velha e Porteiras.

Lavras da Mangabeira é o 15º município do Estado a decretar emergência. A situação foi estabelecida após as chuvas entre os dias 26 e 27 de março, onde ruas, casas e comércios foram tomados por inundações, ilhando e desalojando os moradores.

Farias Brito decretou estado de emergência após as chuvas do dia 09 de abril, onde uma barragem rompeu e invadiu casas e estabelecimentos. O prefeito do Município, Francisco Austragézio, afirmou que a situação é crítica e a ajuda é urgente. “As chuvas causaram estragos em muitas áreas do Município, incluindo a destruição de casas, passagens molhadas e estradas”, disse ele.

O decreto de emergência permite que os municípios tenham auxílio financeiro e com recursos para reparar os danos causados pelas chuvas. Lavras da Mangabeira iniciou ações para contornar os prejuízos, como revitalização das estradas vicinais em todo o Município, reforma de escolas atingidas e distribuição de cestas básicas e botijão de gás para as famílias afetadas. “A situação está sob controle, devido à diminuição das chuvas, ou seja, não tivemos mais inundações”, afirma Jéssica Lôbo, procuradora geral de Lavras da Mangabeira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ