Facções longe da política do Cariri
Donizete Arruda
04/08/20 0:00

Um levantamento sobre a presença das facções na política do Ceará mostra que é no Cariri onde o tradicionalismo da atividade impediu o crescimento dessa gente que se impõe pela força do dinheiro. O Cariri é a região onde não há muitos nomes ligados diretamente às organizações criminosas com forte atuação no Brasil e até no exterior. Essas facções tem forte influência eleitoral em outras regiões do Estado. Tanto que anunciam a intenção de eleger até 50 prefeitos no Ceará. Esse abuso do poder econômico será denunciado hoje, em reunião com o procurador geral da República, Augusto Aras, em Brasília, por seis deputados federais e um senador cearense. Também irão nesta terça (04), ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, denunciar a falta de liberdade nas eleições municipais.
Camilo e FGs com 2020 no caminho


O governador Camilo Santana cuida de conter a pandemia da covid - Ceará em queda há varias semanas - e na política se dedica a fazer o desenho eleitoral de sua candidatura ao Senado em 2022. A questão é como se sairá das urnas deste ano. Camilo tem a seu lado o PSB, que segue no Estado a sua orientação. Entretanto, hoje é descartada a saída do governador do PT. Suas relações com os caciques petistas cearenses nunca estiveram tão próximas. A deputada Luizianne Lins é, inclusive, sua aliada. Uma vitória dela na prefeitura de Fortaleza não dificulta sua vida eleitoral. Cria problemas políticos com o PDT e os FGs. Nesse cenário confuso, Camilo precisa sair forte do Cariri. Diante disso, sua prioridade é eleger os prefeitos de Barbalha e do Crato. Em Juazeiro, o governador não queria apoiar à reeleição de Arnon Bezerra. Foi convencido. Não é empolgado com ela, no entanto, não irá atrapalhar. Nada de um confronto direto com o senador Cid Gomes, interessado maior em dar um novo mandato de quatro anos a Arnon.

Ana Paula busca  frente de esquerda


A ex-deputada estadual Ana Paula Cruz parece disposta a derrotar o prefeito Arnon Bezerra a qualquer custo. O ódio tem sido a marca dessa antiga relação de amizade. Depois de negociar com todos os pré-candidatos a prefeito da direita de Juazeiro do Norte, sem sucesso, Ana Paula mudou de posição: tenta articular uma frente de esquerda. A ex-deputada quer fazer uma aliança improvável entre o PSB, seu partido, o PT de Manoel Santana, o PCdoB de Aurélio Matias e o PSOL de Demontieux Fernandes. Será mais uma tentativa frustrada. A informação é que o PSOL, sequer, senta com a ex-deputada para falar de aliança. Outro problema: alas de PT e PCdoB descartam a possibilidade, ameaçando um racha partidário. O último esforço de Ana Paula foi com os petistas Manoel Santana e Gabriel Santana. Os dois ouviram, enalteceram a ex-deputada, mas não fecharam qualquer posição.


PSOL e PCdoB conversam sobre acordo


Depois que o PCdoB se descolou do PT e resolveu lançar o nome do professor e ex-secretário Aurélio Matias, acabou abrindo outras possibilidades eleitorais para este ano. Aurélio e Demontieux Fernandes, do PSOL, estão conversando e podem formar uma aliança. Apesar de terem sentado com Ana Paula e Manoel Santana, Aurélio e Demontieux garantem que a conversa girou apenas em torno de estratégias para barrar o avanço da extrema direita em Juazeiro do Norte. Sobre a união histórica que tem com o PT, Aurélio avalia que chegou a hora do PCdoB exercer mais protagonismo eleitoral. O partido sempre esteve à sombra dos petistas e, agora, tenta dar um grito de liberdade com a candidatura de Flávio Dino, governador do Maranhão, à presidência da República em 2022. Por isso, o PCdoB busca ser um fato novo no Ceará em 2020 e, segundo Aurélio, Juazeiro é a grande prioridade.

PSDB começa a sonhar no Crajubar


O bom desempenho do prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio, único do PSDB na região, está inspirando outras pré-candidaturas no Crajubar. Entre as motivações para as pré-candidaturas está a desarticulação das oposições no Crato e em Juazeiro do Norte. O deputado Nelinho Freitas, em Juazeiro, enxerga a lacuna e tenta se firmar como liderança local. Enfrenta fortes resistências na população. Sua referência familiar na política é seu pai Raimundinho, ex-prefeito de Russas. Nelinho tem rebatido essas críticas indagando onde nasceram os últimos prefeitos de Juazeiro. No Crato, quem começou a discutir sua pré-candidatura foi o ex-vice-prefeito, Raimundo Filho. Na verdade, quer receber um convite para compor novamente uma chapa como vice. Ocupou essa posição com os ex-prefeitos Samuel Araripe e Ronaldo Mattos. O deputado Roberto Pessoa agenda visita ao Cariri para fortalecer o PSDB na região.

André Figueiredo quer acabar Lava Jato


É inacreditável o papel que o deputado federal André Figueiredo estar desempenhando no Congresso Brasileiro. Não se sabe a razão de seu comportamento. Contudo, André assumiu a tarefa de liderar um movimento bem sucedido até agora, pois conseguiu as assinaturas necessárias para instalar a CPI da Lava Jato, que objetiva enterrar essas investigações de combate à corrupção no Brasil. Outra meta dessa comissão, que deve ser implantada nesse segundo semestre na Câmara dos Deputados, é conseguir – quem sabe - prender o ex-juiz Sérgio Moro e os membros das forças tarefas do Ministério Público Federal, que recuperaram bilhões desviados pelo PT e PSDB. Esse comportamento do deputado André Figueiredo desagrada a Ciro Gomes, que não deseja ter sua imagem ligada a negação da luta contra a corrupção no País. Seria interessante André Figueiredo explicar porque tem tanto ódio da Lava Jato. Afinal, é filiado ao PDT. E nunca foi denunciado em nenhum escândalo.


Polícia Federal mantém olhar vigilante


O Governo de Juazeiro do Norte devia se adiantar e deflagrar uma operação de transparência para evitar novas operações que estão para ser deflagradas pela Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, em Juazeiro do Norte. Na atual gestão aconteceram três operações. Todas geram desgaste emocional na administração e crise política. Desse modo, o prefeito Arnon Bezerra bem que poderia agendar um encontro com a direção estadual da Controladoria Geral da União (CGU), em Fortaleza, e se antecipar. Requerer todos os questionamentos que a CGU tem do comportamento adotado pela gestão. Outra medida produtiva seria realizar uma nova licitação – ou convocar o segundo colocado, se houver respaldo jurídico para essa decisão - para a escolha de um administrador para a UPA de Limoeiro e do Hospital São Lucas. Insistir com a assinatura do contrato da Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu – Aceni, entidade do Rio de Janeiro, pode se confirmar logo aí um equívoco.
Disse me disse...



Em Juazeiro, tem muita gente estranhado o silêncio do pré-candidato Gilmar Bender. Na última aparição, garantiu que será candidato.

Bender perdeu apoios e dependeria da impossibilidade do prefeito Arnon Bezerra em disputar. Mesmo os mais próximos não acreditam mais.

Quem tem ficado distante das polêmicas é o vice-prefeito Giovanni Sampaio. Pessoas próximas garantem que está repensando a estratégia.

Giovanni detonou o prefeito Arnon Bezerra e, ao que parece, não ficou satisfeito com os resultados de sua movimentação. Teria sido aconselhado a mudar. Está pensando.

No Crato, o promotor aposentado Leitão Moura continua sendo tensionado sobre as eleições deste ano. Voltou a ressaltar sua liberdade política. Dr. Leitão se diz independente de Governo.

O Governo do Estado anunciou concessão para a gestão da Expocrato. Até o ano passado, a concessão estava nas mãos da Associação dos Criadores.

Há quem avalie que esta é a motivação para a volta de Dr. Leitão à discussão política. Estaria insatisfeito com o anúncio para nova concessão.


Candidato Zé Adega todo confiante com pesquisas eleitorais que diz ter recebido, apontando que a corrida eleitoral no Crato estar longe de estar resolvida.


Prefeito Arnon Bezerra, mesmo com todas as críticas presentes nas redes sociais a influencer digital Karol Matos, investigada por estimular fake news, confia nela.


Postou foto sua e de Karol dentro de um carro. Foi a resposta do prefeito Arnon aos nomes da oposição que atacam a sua aliada.


Desculpe a ignorância, a Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu - Aceni – vai ganhar mesmo os contratos para administrar a UPA de Limoeiro e do Hospital São Lucas, em Juazeiro do Norte?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ