JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Exposição apresenta o universo do autorretrato de Telma Saraiva
Exposição integra programação do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) Cariri
Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
11/02/25 13:00

Natural de Crato, a fotógrafa e pintora Telma Saraiva é considerada precursora na arte da fotografia pintada à mão desde a década de 40. Para celebrar a história e o legado dela, a Universidade Federal do Cariri – Campos Crato receberá, a partir desta quarta-feira (12), a exposição Telma Saraiva – A fotopintura e o universo do autorretrato. Por ser itinerante, a exposição também alcançará cidades onde a UFCA está presente, como Barbalha, Brejo Santo, Icó e Juazeiro do Norte.

“A exposição tem um caráter de informar e formar público, dar a conhecer artistas que são referências fundamentais em nossa região”, conta Aglaíze Damasceno, professora, pesquisadora e atual pró-reitora de Cultura da UFCA. Como explica, o interesse da ação é valorizar e divulgar o trabalho das mulheres artistas do Cariri Cearense tanto para o público externo quanto para a comunidade da universidade.

Telma Saraiva foi a primeira homenageada em um projeto da UFCA que cria verbetes na Wikipedia em homenagem a mulheres artistas caririenses. Diante disso, como aponta Aglaíze, o público terá acesso a um breve e significativo panorama do trabalho realizado pela artista cratense ao longo de décadas de trabalho.

Ela divide a curadoria da exposição com Ernesto Rocha, fotógrafo e Diretor do Museu da Fotografia do Cariri e um dos filhos de Telma. Juntos, os curadores realizaram o trabalho de selecionar, dentro do acervo, os trabalhos que fariam parte da exposição. Entendendo que os autorretratos em fotopintura são obras importantes em seu percurso artístico e que são parte do acervo particular do Museu, eles viram na exposição uma oportunidade de levá-los ao público externo via réplicas dos originais. Ao todo, dez obras serão apresentadas.

“Telma Saraiva, além de ser uma mulher que teve uma vida sensível às artes e muito, muito à frente de seu tempo, tem uma vasta obra que precisa ser reconhecida, valorizada, nacional e internacionalmente. Ela deixou um legado para os apaixonados pelas artes visuais, pela linguagem da fotografia”, conclui Aglaíze, ao deixar o convite para que visitas à exposição, que será instalada Bloco M da UFCA – Campus Crato, Espaço Expositivo Biblioteca, entre os dias 12 de fevereiro e 28 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Para conhecer mais sobre Telma Saraiva, acesse: https://pt.wikipedia.org/wiki/Telma_Saraiva

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE