JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Expectativas positivas para fim da quadra chuvosa
Média do volume nos reservatórios caririenses em 2025 é similar a de 2024
Foto: Cogerh
Joaquim Júnior
18/03/25 8:30

Rumo à metade da quadra chuvosa, que compreende maior incidência de chuvas entre os meses de fevereiro e maio, o Cariri tem apresentado resultados favoráveis para os reservatórios da Bacia do Salgado. Como avalia a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a região passa por um bom momento e possui boas expectativas para o restante da quadra chuvosa. Atualmente, a média do volume armazenado está em cerca de 56,30%; no ano passado, a média encontrava-se em cerca de 58%.

Dados do Portal Hidrológico do Ceará apontam que o açude Cachoeira, em Aurora, e o Olho d’Água, em Várzea Alegre, são os únicos a alcançar, até o momento, volume superior a 90%. Como cita Emídio Clebson Batista, gerente regional da Cogerh no Cariri, há expectativa de que, além destes dois açudes, o açude Rosário, em Lavras da Mangabeira, e o Ubaldinho, localizado em Cedro, também atinjam volume máximo e sangrem ao longo da quadra chuvosa.

Por outro lado, conforme apresenta o Portal Hidrológico, o açude Jenipapeiro II, em Baixio, está com 8,13%, enquanto o açude Quixabinha, em Mauriti, está com 12,42%. Caso o aporte diminua, ele cita que medidas serão tomadas para contornar a situação: “O Governo do estado está trabalhando junto ao Comitê Integrado de Segurança Hídrica, observando soluções viáveis nos municípios que estão em estado de alerta e, caso seja necessário contornar a situação, há diversas possibilidades de soluções. Dentre elas, a criação de poços profundos, a priori, seria a principal saída”, finaliza Emídio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE