Expectativa dos professores para novo piso nacional
24/01/23 0:00

Os professores da região do Cariri vivem a expectativa para o anúncio da adesão ao piso nacional, concedido pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no dia 16. A maioria - quase que absoluta - dos prefeitos da região não se pronunciaram sobre a adesão ou ao atendimento a Confederação Nacional do Municípios (CNM), que tem orientado a não conceder o reajuste. Até agora, apenas o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, anunciou adesão a proposta do Ministério da Educação (MEC). A CNM argumenta que a adesão trará problemas aos gestores com a Lei de Responsabilidade Fiscal, diante da possibilidade de extrapolar os 54% de gastos com folha de pagamento. Os recursos são garantidos pelo Governo Federal, através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ou seja, o problema não é financeiro, é organização administrativa. No Ceará, o Sindicato Apeoc iniciou uma pressão para o governador Elmano de Freitas e os prefeitos a declarem a adesão. A disputa promete!

Ex-prefeito de Potengi tem muito a explicar ao MP

O Ministério Público do Estado (MP), em Araripe, denunciou quatro pessoas ligadas a uma construtora que prestou serviço ao município de Potengi, entre janeiro e junho de 2013, gestão do ex-prefeito Samuel Carlos. O promotor Valdo Henrique Verçosa denunciou apenas o braço empresarial do esquema, que geriu mais de R$ 1 milhão em obras, segundo o Tribunal de Contas, cerca de 80% de tudo que foi empenhado no período. O grupo é acusado de prática de “empresa fantasma”, com uso de “laranjas” e lavagem de dinheiro, um passo para a conclusão de uma formação de quadrilha, o que pode chegar a Samuel. Os envolvidos foram intimados a oferecer defesa. O cerco está fechando.

Figueiredo confirma liderança no Cariri Oriental

O prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, reafirmou sua forte liderança no Cariri Oriental. Ele foi reeleito para a presidência do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região do Cariri Oriental (Cores) no dia 16. A boa articulação de Figueiredo garante o comando do Consórcio para o biênio 2023-2024. Mas, a reeleição tem um preço: viabilizar o aterro sanitário, maior gargalo dos gestores da região, junto ao governo Elmano de Freitas. Figueiredo conta com a força política do deputado estadual Fernando Santana e do ministro Camilo Santana. A diretoria do Cores é composta pelos prefeitos George Feitosa (Barro), João Paulo (Mauriti), Monica Mariano (Jati) e Fábio Pinheiro (Porteiras). O desafio é grande!

Oposição de Salitre em busca de fortalecimento

A oposição de Salitre vive uma situação curiosa na relação com o prefeito Dodó de Neoclides. Mesmo sendo maioria na Câmara, o grupo não consegue enquadrar o prefeito em investigações relativas a esquemas de corrupção, já no radar dos órgãos de fiscalização, como Ministério Público e Procap. Em busca de fortalecimento político, os vereadores Carlinhos da Bulandeira (presidente da Câmara), Antônio de Dedi, Cláudia Lavôr, Paulo Pereira, Silvio Pinto e Socorrinha, todos do PT, estiveram com o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), no dia 18. O grupo, que votou em Evandro, quer apoio para neutralizar Dodó na base governista.

Enquanto isso...

Ainda em Salitre, o prefeito Dodó de Neoclides votou em Jair Bolsonaro e Capitão Wagner, mas tem conseguido força na esfera governamental no Ceará. Evandro Leitão garantiu que manterá compromissos com o grupo.

O grupo oposicionista teve a articulação do ex-prefeito, Rondilson Ribeiro, que chegou a apoiar Dodó, em 2020, mas rompeu logo em seguida. Dodó não cumpriu acordos fechados ainda na campanha.

Em Barro, o prefeito George Feitosa continua desafiando os adversários a mostrar quem fez mais: ele em um ano, ou quem esteve décadas no Poder. A ousadia, veio no início deste ano em forma de prestação de contas.

George relacionou os salários em dia, ações de desenvolvimento social, aquisição de estrutura administrativa, como equipamentos, veículos, além de início e conclusão de obras históricas. O desafio está lançado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ