Jornal do Cariri
Exibição de série cearense tem início em março na TV Brasil
Cratense é um dos criadores da série que tem elenco 100% cearense
Foto: Jorge Silvestre
Joaquim Júnior
27/02/24 14:00

Do Cariri e do Ceará para o Brasil e o mundo. A partir do dia 06 de maio, às 21h, a TV Brasil exibirá a série “Se avexe não”, criada e roteirizada por Luciana Vieira, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo. Nascido em Crato, Wislan também divide a direção com Luciana. O projeto nasceu depois de uma empreitada bem-sucedida com o telefilme de comédia musical “Guerra da Tapioca”, dirigido pela dupla. Após boa aceitação do público, o filme, exibido na TV Globo, serviu como semente para o futuro nascimento de “Se avexe não”.

Foto: Jorge Silvestre

“Desde a sua concepção, queríamos uma obra que pudesse se comunicar com um público amplo, que pudesse ser assistida por toda a família, criando identificação e causando gargalhadas, como aqueles seriados de comédia tão conhecidos pelos brasileiros”, cita o diretor. Para chegar até aqui, contudo, os criadores enfrentaram alguns desafios, a exemplo do cancelamento do edital ao qual tinham submetido o projeto. Após entrarem na justiça, receberam, três anos depois, a verba - já defasada - para dar andamento aos planos.

O roteiro foi trabalhado por cerca de oito meses. A pré-produção teve cerca de cinco semanas e a filmagem durou seis semanas - um tempo, como aponta Wislan, bastante curto, o que tornou o processo bastante intenso. “Para se ter ideia, esse é o tempo que se costuma filmar um longa-metragem. A gente filmou 260 minutos, o que equivale a três longas”, relata Wislan, ao dizer que, após as filmagens concluídas, foram para a etapa de pós-produção, que durou cerca de um ano. “Foi uma das etapas mais longas, envolvendo edição de som e imagem, composição de trilha sonora, materiais gráficos, ferramentas de acessibilidade etc”, completa.

Foto: Jorge Silvestre

Prestes a iniciar a primeira temporada, o diretor afirma que a série possui fôlego para muitas outras, e que seria um grande sonho para todos seguirem trabalhando nela. A recepção dos espectadores deve ser essencial para a continuidade com temporadas da série, que possui elenco 100% cearense. “É emocionante! A gente possui atores incríveis, geniais, absurdamente engraçados e talentosos e que são completamente desconhecidos do grande público por não estarem em evidência em grandes canais de televisão. É uma oportunidade de apresentar e dar projeção a esses talentos locais, e também mostrar que, mesmo longe do grande eixo produtor, é possível fazer audiovisual com qualidade técnica e artística”, enfatiza, lembrando que a série é criada por cearenses e boa parte da equipe técnica é formada por nordestinos - algo que, como aponta, é raro no audiovisual brasileiro.

“O Nordeste ainda é pouco representado na TV aberta, e quase sempre o que vemos são obras que pouco refletem a diversidade do nosso povo. O processo de identificação, quando acontece, costuma se dar por meio do exagero, da caricatura. Essa lacuna de um humor que falasse sobre nossa cultura, nosso jeito de viver e fazer as coisas foi uma das nossas grandes motivações, e estamos confiantes que a obra se comunicará com um público amplo e diverso”, afirma Wislan.

Foto: Jorge Silvestre

Integrante do elenco, a atriz Fabíola Líper, que interpreta a personagem Divina na série, conta que o cearense é tradicionalmente conhecido como um povo alegre, “gaiato”, com talento nato para o humor - algo que não se contesta. “Creio que a série ‘Se avexe não’ tem essa cara bem cearense. Tem essa nossa autenticidade, essa ‘gaiatice’, mas com naturalidade. Então, é super importante a série poder ser exibida nacionalmente e levar um pouco de nossa alegria, da nossa cara, para os outros recantos do país. O elenco está super afinado, roteiro  e direção também incríveis  e eu tenho certeza que o público dará boas gargalhadas e vai  se divertir muito com as confusões da família Nobre. E que venham novas temporadas!”, finaliza.

Equipe Técnica
Criação e roteiro: Luciana Vieira, Victor Costa Lopes, Wislan Esmeraldo
Direção: Luciana Vieira e Wislan Esmeraldo
Produção Executiva: Maurício Macêdo e Isabela Vera
Produção de Elenco e Preparação: Andréia Pires
Primeiro Assistente de Direção: Breno Baptista
Direção de Produção: Priscilla Lima
Direção de Fotografia: Daniel Correia
Direção de Arte: Tarcísio Rocha Filho
Figurino: Thais de Campos
Maquiagem e Caracterização: Elen Barbosa
Som: Pedrinho Moreira e Moabe Filho
Montagem: Victor Costa Lopes e Mariana Nunes Gomes
Edição de Som e Mixagem: Érico Sapão
Correção de Cor e Finalização: Tomás Magariños
Trilha Sonora Original: Pedro Madeira
Identidade Visual: Beto Sousa e Thais Vieira
Motion Graphics: Tobias Gaede
Assessoria de imprensa: Jéssica Malheiros

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ