JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Ex-prefeito Ítalo Brito pede proteção para família após plano de assassinato
Plano de assassinato envolvia três empresários e cinco pistoleiros
Foto: Redes Sociais
Regy Santos
18/03/25 0:00

O médico e ex-prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito (PT), esteve com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Sá, em Fortaleza, para pedir celeridade nas investigações do plano de execução, desarticulado pelas polícias do Ceará e do Pernambuco, no último dia 10 de março, onde um grupo de empresários planejava o seu assassinato.

A trama foi descoberta por meio de uma operação policial, com destaque para o setor de inteligência. Os agentes desarticularam as negociações e prenderam oito pessoas em Crato. O crime tinha data, hora e local: segunda-feira, dia 10 de março, às 18h, em Nova Olinda. Na reunião com as autoridades de segurança, o ex-prefeito Ítalo Brito falou sobre o medo que ele e a família estão sentindo e pediu celeridade nas investigações. “Levei ao Secretário a preocupação que eu e minha família estamos vivendo, diante da situação que enfrentamos”, afirmou o político. Roberto Sá colocou a estrutura da Secretaria à disposição para auxiliar na elucidação dos fatos.

Entre as pessoas presas, estavam três empresários, dois pernambucanos e um de Nova Olinda. Este último atuou como oposição a Ítalo, nas eleições de 2024. “Depois do dia 10 de março, eu tenho certeza que tenho inimigos, pessoas que não conseguiram superar a eleição”, afirmou. O ex-prefeito disse, ainda, que há mais pessoas envolvidas no plano de execução.

Ítalo Brito foi eleito prefeito de Nova Olinda em 2020, pelo Partido Progressista, e conseguiu se consolidar como uma liderança no município. Nas eleições municipais do ano passado (2024), resolveu apoiar o primo, Leonardo Pereira Brito Neves (Léo Brito), que também esteve presente na reunião com o secretário Roberto Sá, na capital do Estado.

 Várias lideranças políticas regionais e estaduais se manifestaram em solidariedade ao ex-prefeito. Em Juazeiro do Norte, o presidente da Câmara Municipal, Felipe Vasques, pediu atenção das autoridades para a violência política no Cariri. Na Assembleia Legislativa do Ceará, por meio de requerimento, o deputado Marcos Sobreira (PSB) falou sobre o caso e solicitou celeridade nas investigações. O pedido do parlamentar foi aprovado por unanimidade na Casa. Já o deputado federal José Guimarães (PT) afirmou que a situação é inaceitável e que vai ajudar no processo de celeridade das investigações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE