Jornal do Cariri
Evento turbinado
Madson Vagner
20/10/20 15:28

A inauguração do comitê, seguida de adesivaço, do candidato do PDT em Antonina do Norte, Antônio Filho, ficou marcada como a maior já realizada nesta campanha. A presença do deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Santana, ajudou a atrair as mais de 1,5 mil pessoas ao evento realizado no sábado (17). Para os apoiadores, restou lamentar a decisão de finalizar o evento por causa da grande aglomeração. A coordenação justificou obediência aos protocolos de saúde contra o covid-19. Entretanto, o rescaldo do evento balançou as outras candidaturas do Município. Está sendo articulada uma reunião entre os candidatos Orlando Rufino (PSD), Dr. Francisco (MDB) e Iteildo Roque (PSDB). O problema da conversa será o mesma das anteriores: quem será o candidato e quem aceitará ser vice. O único que abre da candidatura é Orlando. Resta convencer Dr. Francisco e Iteildo. A tarefa é bem difícil.

Nova pesquisa

Todas as atenções em Mauriti estão voltadas para uma nova pesquisa registrada sobre a corrida eleitoral no Município. Realizada pelo Ibope, a nova pesquisa deve revelar se há realmente uma reação da candidatura do médico Sávio Martins, do DEM, sobre o petista Isaac Júnior. Na última pesquisa, Júnior liderava com 56% contra 29% de Sávio, mas os apoiadores de Sávio garantiam estarem em ascensão e que a diferença havia sido muito maior. A nova pesquisa, que promete colocar os pontos nos “Is” deve ser publicada nesta quarta-feira (21). Mas, enquanto há festa do lado de Sávio, a base de Júnior está preocupada com a ajuda prometida pelo partido. Até agora, o PT enviou apenas R$ 50 mil do fundo partidário para a campanha no Município, o que é insuficiente. Além disso, o fluxo de doações é irrisório e a campanha tem diminuído o ritmo. Justificada a preocupação!

Disputa de opostos

A campanha de Farias Brito está se revelando uma disputa de opostos. E a diferença não está nas ideias, sim nas atitudes. Enquanto o candidato da oposição, Deda da Serra, do PDT, investe em eventos com aglomeração e ausência do uso de máscara, o candidato do PCdoB, Vandevelder Freitas, pede que as pessoas não se aglomerem. Médico, Vandevelder já contraiu e se curou da doença e continua na linha de frente do combate à pandemia da covid-19. Já Deda, por desconhecimento ou não, tem levado riscos a todos os eventos. Denúncias devem ser encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral, mas pessoas próximas a Deda dizem que a única preocupação dele é ganhar a eleição. Em meio a população a preocupação é outra. Coisa do tipo: um motoqueiro de Vandevelder que atropela uma eleitora de Deda. A velha política de cidade pequena.

Papel na mesa

A candidato do PDT, Ana Késia, do PDT, parece assumir a estratégia de jogar papel na mesa do adversário, no caso, o candidato a reeleição Dariomar Rodrigues, do PT. Késia formalizou denúncia contra Dariomar, por uso da máquina pública com fins eleitorais. O prefeito teria autorizado a contratação de 528 pessoas para fortalecer sua candidatura. A oposição acusa o prefeito de trocar empregos por votos. Na denúncia há, ainda, acusações de prorrogação estratégica do concurso para manter os contratados. A Justiça Eleitoral deu cinco dias para que Dariomar encaminhe defesa. Mas, nas redes sociais, o prefeito já respondeu garantindo que não praticou nenhum ilícito e que foi acusado antes e foi absolvido. Nos bastidores, Dariomar diz que a oposição tem medo de perder e ficar desmoralizada, por isso, tenta tirá-lo da disputa.

Surpresa pela frente

A disputa eleitoral em Lavras da Mangabeira pode ter uma reviravolta surpreendente. O candidato Ronaldo da Madeireira responde processo por transporte ilegal de madeira extraída do Piauí e pode ser preso. Recentemente, o Ministério Público do Ceará recebeu do Ibama um auto de infração contra Ronaldo, que é empresário do ramo madeireiro, e ingressou com uma ação junto à Justiça do Ceará. Se condenado, Ronaldo pode pegar até 1 ano de prisão ou apenas pagar multa. A denúncia é de 2015 e os apoiadores de Ronaldo acusam de perseguição política. Mas a verdade é que o processo pode ser julgado nos próximos dias e deixar sua candidatura desgastada. Para piorar, o MP entrou com ação contra Ronaldo, por desrespeitar um TAC para não realizar eventos com aglomeração e por propaganda irregular. Já foi emitida ordem de prisão de um carro de som.

Na mira do MP

A Prefeitura de Santana do Cariri entrou na mira do Ministério Público do Estado. Com o apoio da Polícia Civil, membros do MP, amanheceram o dia 13 na sede da Prefeitura e de empresas que prestam ou prestaram serviços ao Município. A operação teve como objetivo a coleta de provas para uma investigação em curso sobre irregularidades na administração. Informações desencontradas davam conta de que os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão nas sedes de secretarias municipais e endereços de gestores investigados. Segundo informações extraoficiais, os agentes estiveram em endereços de empresários, na casa do prefeito Pedro Henrique, e da vice-prefeita, Maristela Landim. Durante a operação, foram apreendidos documentos, computadores, planilhas e celulares. O MP e a polícia prometeram maiores detalhes, que não vieram.

Enquanto isso...

... A Prefeitura de Santana do Cariri divulgou nota, no mesmo dia 13, sobre a operação do Ministério Público e da Polícia Civil. A Prefeitura nega que a investigação envolve o prefeito Pedro Henrique ou qualquer outro gestor do Município. Segundo a nota, trata-se da “Operação Reciclari” sobre licitações de lixo nos anos de 2014, 2016 e 2017.

... Em Caririaçu, a disputa saiu do nível do ponderável. E o combustível dessa disputa são ameaças de morte. Na última semana, repercutiu um áudio do vice-prefeito Rosivan Leite, com uma ameaça de morte feita a um aliado do opositor João Marcos. Em resposta, um aliado de João Marcos desafiou Rosivan a mexer com o rapaz. O clima está quente!

... Em Missão Velha, a disputa é do disse me disse. O candidato do PDT, Dr. Lorim, fez um grande movimento em Jamacaru, terra natal do candidato do MDB, Dr. Washington. A ideia teria sido mostrar força na casa do adversário. Mas, apoiadores de Washington garantem que a festa foi falsa. A população local não teria participado e a multidão seria de fora.

... Já em Potengi, a campanha é do desespero. A candidata à reeleição, prefeita Alizandra Gomes, do PT, estaria com um desempenho bem abaixo da expectativa na disputa; atrás, inclusive, do candidato do Psol, Edson Veriato. Alizandra estaria sendo aconselhada a apoiar a candidatura do ex-prefeito Samuel Carlos, do PSD, com mais chances de vitória. Será?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ