Jornal do Cariri
Congresso debate formas de combater pandemia do racismo
Instituições de ensino fazem parte da organização do evento
Evento acontece entre 21 de setembro a 2 de outubro . Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
11/09/20 8:30

Com o tema “Contra a pandemia do racismo e pelo Bem Viver: redes de lutas antirracistas no século XXI”, a décima primeira edição do congresso Artefatos da Cultura Negra acontecerá de forma virtual. Instituições como a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidade Regional do Cariri (Urca) estão à frente do evento, que acontece entre 21 de setembro e 2 de outubro de 2020. Na programação, estão previstas mesas redondas, rodas de conversa, feiras culturais, terreiradas culturais, exposições artísticas, mostra de cinema, lançamento de livros e comunicações científicas, promovendo diálogo com pesquisadores e ativistas de vários estados brasileiros e de outros países.

Conforme apresentado pela UFCA, o foco desta edição é estabelecer um diálogo com o contexto africano por meio de uma releitura das realidades sociais, políticas e culturais da população negra, em diferentes regiões do mundo. Além disso, diante do cenário nacional da pandemia - que impõe, especialmente para pessoas negras, uma série de dificuldades e desafios, como lidar com a potencialização da pandemia pelo preconceito - fortalecer o debate antirracista é fundamental.

Espaço de luta Antirracista

De caráter internacional e multidisciplinar, o Congresso busca criar um território de conhecimentos e de promoção de uma educação antirracista entre universidades, ativistas dos movimentos sociais, escolas de educação básica e comunidades tradicionais, constituindo-se um espaço importante de proposição de políticas públicas antirracistas. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ