Jornal do Cariri
Impresso
x
Acesse sua conta
Em breve.
Baixar Versão impressa
Congresso debate formas de combater pandemia do racismo
Instituições de ensino fazem parte da organização do evento
Evento acontece entre 21 de setembro a 2 de outubro . Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
11/09 8:30

Com o tema “Contra a pandemia do racismo e pelo Bem Viver: redes de lutas antirracistas no século XXI”, a décima primeira edição do congresso Artefatos da Cultura Negra acontecerá de forma virtual. Instituições como a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidade Regional do Cariri (Urca) estão à frente do evento, que acontece entre 21 de setembro e 2 de outubro de 2020. Na programação, estão previstas mesas redondas, rodas de conversa, feiras culturais, terreiradas culturais, exposições artísticas, mostra de cinema, lançamento de livros e comunicações científicas, promovendo diálogo com pesquisadores e ativistas de vários estados brasileiros e de outros países.

Conforme apresentado pela UFCA, o foco desta edição é estabelecer um diálogo com o contexto africano por meio de uma releitura das realidades sociais, políticas e culturais da população negra, em diferentes regiões do mundo. Além disso, diante do cenário nacional da pandemia - que impõe, especialmente para pessoas negras, uma série de dificuldades e desafios, como lidar com a potencialização da pandemia pelo preconceito - fortalecer o debate antirracista é fundamental.

Espaço de luta Antirracista

De caráter internacional e multidisciplinar, o Congresso busca criar um território de conhecimentos e de promoção de uma educação antirracista entre universidades, ativistas dos movimentos sociais, escolas de educação básica e comunidades tradicionais, constituindo-se um espaço importante de proposição de políticas públicas antirracistas. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ