Jornal do Cariri
Evento de moda terá coleção inspirada em mestres do Cariri
Coleção Terra de Gigantes destaca a região do Cariri na principal passarela da moda do país
Foto/Divulgação
Luan Moura
15/06/21 17:00

Conhecido mundo afora por suas riquezas naturais e o patrimônio imaterial da Chapada do Araripe, o Cariri cearense é terra fértil para criar, seja no cinema, na literatura, na música, ou nas diversas linguagens artísticas. E é nesse território de fé, cultura e tradição que nasce a coleção de moda “Terra de Gigantes”, inspirada nos museus orgânicos e mestres da Cultura do Cariri. O lançamento da coleção está marcado para dia 23 de junho, na abertura da edição n° 51 do São Paulo Fashion Week, que devido a pandemia, será apresentada via streaming para o mundo.

Fruto de uma parceria do programa de cultura do Sesc e o segmento de moda do Senac, nasceu a collab dos alunos e profissionais do Senac com o estilista Ronaldo Fraga, que esteve no Cariri recentemente para conhecer os museus orgânicos e mestres de cultura. “Minha alma sempre entra e entrará em festa quando eu encontro com o Brasil real, profundo. O Brasil da nossa formação. Toda a região da Chapada do Araripe, que temos aqui uma cultura extremamente potente, que fala muito da mestiçagem e da formação do povo brasileiro. Aliás, eu costumo dizer que o grande amálgama da cultura brasileira está justamente aqui”, reflete Fraga, que tem o diálogo entre diferentes culturas como marca de seus desfiles e uma trajetória de projetos com foco na reafirmação cultural de pequenas comunidades em diferentes regiões do Brasil.

O processo de criação dos alunos, instrutores e o estilista aconteceu por reuniões remotas, com compartilhamento de técnicas, vivências e experiências para compor a coleção. Para o estilista, o projeto tem tudo para ser um modelo para o mundo, por retratar os museus orgânicos, com a memória viva. “Muito mais que a obra do mestre é o pensamento do mestre. É esse pensamento que temos que propagar para uma nova geração”, completa. Ao todo, são oito museus orgânicos que configuram uma rota de saberes, a exemplo do Museu do Ciclo do Couro, mais conhecido como Memorial Espedito Seleiro; Museu Casa do Mestre Antônio Luiz, Museu Oficina do Mestre Françuili, Casa Museu do Mestre Nena, Museu Casa do Mestre Raimundo Aniceto, Museu Casa Oficina Mestra Dinha, Museu Casa da Mestre Zulene Galdino e Museu Casa dos Pássaros do Sertão. Eles têm a missão de preservar nossa cultura, cada vez mais expressiva, além de contribuir para o fomento dturismo social. A Instrutora e Consultora de Moda Senac Cariri, Ariane Morais, conta que “adentramos nesse mágico por diferentes vias: pesquisas, referências, imagens, histórico, conversas, debates e, principalmente, visitando alguns desses lugares, fotografando, conversando com os mestres”, afirma.

De acordo com o gerente de Negócios Estratégicos do Senac Ceará, Isaac Coimbra, o propósito principal é fortalecer a moda autoral e a Cultura do Cariri. “Existe, na região, uma forte influência das costureiras que formaram uma identidade ao longo dos anos e que foi se perdendo com o tempo. Essa criatividade é uma herança cultural que merece ser resgatada pelas novas gerações”, pontua. Essa será a segunda vez que o Cariri chega às passarelas do maior evento de moda do Brasil e, mais importante, da América Latina, o São Paulo Fashion Week. No ano de 2019, a parceria entre o Senac e a marca de jeanswear Amapô levou traços marcantes da região cearense para o desfile.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ