JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Evasão escolar dispara durante a pandemia
Municípios fazem busca ativa por estudantes
Foto: Pixabay
Robson Roque
24/08/21 15:30

Mais de 22 mil estudantes abandonaram o ensino fundamental no Ceará, desde o início da pandemia, em março de 2019. Juazeiro do Norte lidera em números absolutos de alunos que deixaram a escola durante a crise sanitária e de saúde no Estado, com 2.018 alunos fora da escola. Na sequência, estão Itapipoca e Caucaia, com 1.054 e 1.042 baixas, respectivamente. A atual gestão municipal juazeirense tenta reverter o quadro registrando, em 2021, a maior quantidade de matrículas dos últimos oito anos. Diante desta situação, municípios caririenses aderiram ao programa Busca Ativa Escolar, coordenado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A suspensão das aulas presenciais e o fechamento das escolas, como medida de prevenção ao novo coronavírus, são apontados como duas das principais causas da evasão escolar, não somente no Cariri, mas nos demais municípios cearenses. Além das estratégias sugeridas pelo órgão, as secretarias municipais de Educação adotam outra variedade de ações para a manutenção dos estudantes nas escolas. “Durante todo o percurso do ano letivo, desenvolvemos trabalhos baseados nas ausências identificadas pelas escolas”, explica Pergentina Jardim, secretária de Educação de Juazeiro do Norte. “Cada escola emite relatório quinzenal para a Seduc, que são tabulados, juntamente com a equipe de Busca Ativa, e fazemos essa intervenção. As escolas têm intervenções próprias, no sentido de reunir pais, fazendo ligações, registro das ligações e, caso não haja esse retorno do aluno às interações na escola, nós vamos à busca do aluno nos endereços que estão em registro na escola”, detalha.

Medidas semelhantes são tomadas pelas secretarias de Educação (Seduc) em Barbalha e Crato. “A Busca Ativa Escolar é uma ação contínua e intersetorial. A Seduc de Barbalha mantém uma agenda ativa para evitar que os alunos se afastem das escolas nesse momento de distanciamento e aulas remotas”, conta Jussara Luna, secretária de Educação em Barbalha. A titular da pasta em Crato, Germana Brito, considera a busca ativa pelos estudantes que estão fora da escola como um verdadeiro resgate. “Nós estamos, todos os dias, motivando os nossos alunos para permanecerem estudando. Porque resgatar cada aluno, nesse momento, é essencial. Ele tem que permanecer, manter sua rotina de estudo. Isso é fundamental para vencermos os desafios, inclusive os desafios da pandemia, que impõe o distanciamento”.

Mais matrículas

A maneira lógica de reverter a evasão escolar é garantir o acesso dos estudantes ao ensino, por meio da renovação ou realização de matrículas. Pensando nisso, a atual gestão da Educação em Juazeiro do Norte conseguiu, em 2021, o maior número de matrículas dos últimos oito anos na rede pública municipal. Este ano, existem 34.147 estudantes vinculados ao município de Juazeiro, um acréscimo de 1.462 em relação a 2020. Além disso, mais de 800 alunos retornaram à sala de aula.

“Exatamente com o projeto Busca Ativa, uma vez que temos a responsabilidade de acompanhar e monitorar todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino”, conta a secretária de Educação, Pergentina Jardim. A gestora também questiona os dados sobre evasão escolar apresentados pela plataforma Busca Ativa. “Durante o ano letivo corrente, não podemos tratar e nem configurar como evasão escolar e, sim, como infrequência. E estamos muito empenhados para essa infrequência”, considera Pergentina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE