Jornal do Cariri
Eunício coloca MDB no jogo com arrastão de filiações no Cariri
19/03/24 0:00

O deputado federal Eunício Oliveira, presidente estadual do MDB, demonstrou força no fim de semana. Para muitos, apenas estratégia. O debate está nas rodas políticas. Mas o fato é que Eunício conseguiu balançar o Cariri. Esteve em Granjeiro, onde filiou o prefeito Chico Clementino; em Araripe, onde filiou o prefeito Cícero de Deus; e em Porteiras, onde filiou o prefeito Fábio Pinheiro. Dos três, apenas Fábio não é candidato a reeleição. Eunício confirmou, ainda, outras duas pré-candidaturas em Caririaçu, com a vereadora Adriana Calixto e a ex-candidata Kassyana Feitosa na vice; e em Abaiara, com a vereadora Mara Sampaio. Das duas, apenas em Abaiara as chances são pequenas. Em Caririaçu, o MDB vem forte, sob o comando do ex-prefeito João Marcos e com o apoio do deputado estadual Fernando Santana (PT). Foram mais de 50 filiações de peso, incluindo Maria É, em Assaré, e o ex-prefeito Agenor Ribeiro, em Salitre. Eunício entendeu que a disputa municipal pautará suas chances para a disputa ao Senado em 2026.

Samuel aumenta palanque no rumo da reeleição

Não se pode negar que o prefeito de Santana do Cariri, Samuel Werton (PT), sabe bem como unir gestão e política. Vale salientar, uma equação difícil de fechar. Na semana da sua filiação ao PT, Samuel apresentou as obras do complexo da Menina Benigna, sonho antigo no município, além de um conjunto de ações estruturantes, viabilizadas com a parceria dos deputados Fernando Santana e José Guimarães. Em casa, Samuel atraiu para seu palanque a ex-prefeita Daniele Machado, que conversava com a oposição, e a ex-vice Bibiane Sampaio. Trouxe de quebra o PSD de Domingos Filho, com articulação do deputado federal Luís Gastão. Claro, no palanque já tem Camilo, Elmano e o apoio de Lula.

Isaac Júnior quer voltar ao cenário político

Depois de ser eleito, sem assumir a gestão por dois anos e renunciar, o ex-prefeito de Mauriti, Isaac Júnior (PT), quer recuperar o protagonismo na política. Garante estar curado de um problema de saúde – fala-se em depressão – e quer coordenar a campanha de reeleição do prefeito, João Paulo (PT). Mas, a vontade de retornar à política vai além de articular os bastidores. Segundo aliados próximos, Júnior quer disputar uma cadeira de deputado. Falta decidir se estadual ou federal. Júnior pretende herdar os votos dos deputados Fernando Santana ou José Guimarães. Fernando deve disputar a prefeitura de Juazeiro ou uma vaga de federal e Guimarães vai ao Senado. Pelo menos, Júnior pensa alto.

Queda de braço sem solução em Nova Olinda

O vereador Aureliano Souza (MDB) iniciou uma verdadeira batalha contra a gestão do prefeito Ítalo Brito (PT). Oposição, o parlamentar quer a realização de um concurso público. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a gestão e o Ministério Público está sendo articulado. A gestão já avalia uma minuta enviada pelo MP. Mas, além do TAC, a gestão garante que tem dado seguimento a organização do concurso. Aureliano reclama de morosidade. A discussão, que já dura um ano, esbarra na avaliação de juristas que não aconselham anúncios de concursos em fim de mandato, onde nomeações são vedadas. Nova Olinda é um dos municípios com a folha está acima do permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal e o Tribunal de Contas tem orientado demissões. Como fechar a equação?

Enquanto isso...

Ainda em Nova Olinda, a queda de braço entre a gestão e o vereador Aureliano pode não ter uma solução a curto prazo. A gestão quer tempo para enxugar a folha e organizar o concurso, sem comprometer serviços.

Mas, para o MP e o vereador, a solução é demitir contratados e fazer concurso. No meio disso, tem tempo escasso, muita burocracia para organização e uma nova gestão pela frente. Difícil é fechar tantas equações.

Em Aurora, o lançamento do PRD reuniu os principais líderes da oposição. Participaram do evento do dia 8, os ex-prefeitos Adailton Macedo e Carlos Macedo, além do ex-candidato Wilames Freire e outros cinco vereadores.

O comando do partido está com o jovem Tonny Bezerra, que já assumiu apontando irregularidades na gestão do prefeito Marcone Tavares (PT). No discurso pediu mudança em Aurora e exaltou as mulheres na política.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ