JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Estudos da Cogerh mapeiam potencial hídrico de fontes do Cariri
Mapeamento realizado anos atrás aponta existência de 58 fontes no município do Crato e 11 em Barbalha
Foto: Cogerh
Joaquim Júnior
04/02/23 8:30

Equipe da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), formada por geólogos e técnicos, dão prosseguimento aos estudos realizados para o melhor entendimento dos Aquíferos no Cariri. Na última semana, foram realizadas visitas nas fontes João Coelho, Vale Verde e Buriti/Samambaia. No local, segundo a Companhia, serão instaladas as chamadas Calhas Parshall, um dispositivo tradicional para monitoramento e medição de vazão, cuja informação gerada é imprescindível para a correta gestão dos recursos hídricos da região.

Entre os estudos mais recentes realizados pela Cogerh, entre os anos de 2018 e 2019, o monitoramento englobou 80 fontes. “Neste caso, o objetivo foi averiguar a variação das vazões, que conforme informações dos próprios usuários, e constatado através do monitoramento sistemático, está diminuindo ou secando”, confirmou Zulene sobre os resultados do monitoramento realizado à época. A gerente de Estudos e Projetos também ressaltou outro estudo realizado pela Companhia, iniciado em 2009. Trata-se da instalação de sensores com datalogger em 24 poços da região para medir níveis d’água (estático e dinâmico).

“Durante esses 12 anos de observações, através do acompanhamento sistemático e contínuo, observa-se como resultado o rebaixamento nos Aquíferos. Enquanto a demanda aumenta exponencialmente, a infiltração vem diminuindo nos anos monitorados, não somente pelas variações pluviométricas comuns ao semiárido, mas também pelas áreas cada dia mais impermeabilizadas seja pelo asfalto, seja pelas construções civis”, explicou Zulene.

Dados do levantamento realizado pela Agência Nacional de Mineração (ANM), em 1996, à época conhecido como Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM) apontam mapeamento de 58 fontes no município do Crato e 11 em Barbalha. No território cearense, são 297.

Com informações da Cogerh

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE