Estudo estima aumento da obesidade entre brasileiros
Especialistas alertam sobre cuidados com obesidade e sobrepeso
Foto: Pixabay
Joaquim Júnior
15/10/24 10:30

Um estudo do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin) da Fiocruz Brasília estima que, com base nas tendências atuais, quase metade dos adultos brasileiros (48%) terá obesidade até o ano de 2044, e mais 27% terão sobrepeso. No país, atualmente, 56% dos adultos brasileiros estão obesos (34%) ou acima do peso (22%). A autoria do estudo é do pesquisador Eduardo Nilson junto a colegas.

Como aponta a nutricionista Ravenna Gleica, devido à correria do dia a dia do mundo moderno, as pessoas procuram coisas mais fáceis e práticas – daí acabam optando por comidas mais rápidas e calóricas, como os fast foods, e não dando prioridade à prática de atividade física, o que decorre no sobrepeso e na obesidade.

“Um conselho como nutri: tudo é questão de prioridade. Mesmo na correria do dia a dia, dá para reservar, no mínimo, 40 minutos de atividade física diária”, pontua, ao citar a musculação como exemplo. Ravenna lembra que é possível se alimentar com lanches práticos e saudáveis, proteicos e nutritivos. “Ao cuidar da sua saúde mental, de seu bem-estar físico e da alimentação saudável, junto com a prática regular de atividade física, você vai melhorar muito a sua saúde”, enfatiza.

A endocrinologista Camila Justo destaca que a obesidade é um dos principais fatores de risco para doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e mais de 60 tipos de câncer. Ela explica que, como todas as doenças crônicas, a obesidade tem causas profundas e complexas, provenientes de fatores como estilo de vida, genética, psicológicos e econômicos.

“O paciente obeso deve ser tratado como um todo, devendo ser avaliados sintomas psicológicos como ansiedade, compulsão alimentar e depressão”, afirma, ao reforçar a importância de incentivar a pratica de exercício físico, a melhora da alimentação, com maior ingestão de proteínas e vegetais, tratar deficiências no metabolismo e entender o padrão alimentar do paciente para um tratamento eficaz.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ