Jornal do Cariri
Estudo aponta perfil de visitantes que chegam ao Cariri em romaria
Levantamento foi realizado pela Setur na Romaria de Finados
Foto: Ascom Basílica Santuário
Joaquim Júnior
05/12/23 11:00

Um levantamento realizado pela Secretaria do Turismo (Setur-CE) aponta que os estados de Pernambuco (49%), Sergipe (16,8%), Alagoas (14,9%) e Paraíba (5,4%) foram os principais emissores de fiéis ao Cariri durante a Romaria de Finados. Do total, cerca de 60% dos turistas que visitam a região estão acompanhados da família. O levantamento feito no período pela pasta aponta que 69% dos turistas tinham na religiosidade o principal motivo para a viagem, enquanto que 10% afirmaram que o comércio, e 7,4% a visita a parentes/ amigos foram os motivadores da viagem. Outros motivos apontados foram trabalho e saúde.

“A região do Cariri desempenha um papel estratégico no turismo do Ceará. Com sua rica herança cultural, eventos tradicionais e belezas naturais, o destino atrai multidões ano a ano”, destaca a Secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.  Ela ressalta, inclusive, que a região está presente nas nossas campanhas promocionais que rodam o mundo junto à Setur. “O dinamismo do setor turístico no Cariri não apenas enriquece a experiência dos visitantes, mas também contribui significativamente para a economia estadual, consolidando-se como um componente vital no cenário turístico do Ceará”, enfatiza.

Ainda segundo a pesquisa, o gasto médio total ficou em R$ 1.063,45, distribuídos em hospedagem (R$ 423,97), alimentação (R$ 249,06), transporte (R$ 194,88), entretenimento (R$ 243,05) e compras (R$ 466,32). No ranking dos cinco aspectos mais avaliados como ótimos, estão os passeios oferecidos (69,9%), os atrativos naturais (66%), a hospitalidade (64,1%), a sinalização urbana turística (62,4%), e a qualidade ambiental (62,1%).

Com relação ao meio de transporte mais utilizado, a pesquisa aponta que cerca de 74% utilizaram ônibus, enquanto 21,5% chegaram à região de automóvel. Avião, van e motocicleta completam o ranking. Em relação aos meios de hospedagens, os mais utilizados foram pousadas/ranchos (77,2%), hotel/resort (11%) e casa de parentes/amigos (6,6%). A média de permanência desses turistas na região foi de quatro dias. Todos os entrevistados afirmaram que pretendem retornar à região.

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