JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Estudantes reclamam de atrasos em repasses do AvanCe
Mais de três mil estudantes aguardam o auxílio
Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA
GENEUZA MUNIZ
02/03/22 18:00

Estudantes universitários beneficiados pelas bolsas do programa AvanCe se dizem prejudicados pelo atraso dos repasses. As bolsas do mês atual são pagas sempre no início do mês seguinte. O cronograma previa o pagamento de janeiro em fevereiro de 2022, entretanto os estudantes afirmam que não receberam e o órgão que financia não emitiu nenhuma posição sobre a situação. Mais de três mil estudantes aguardam o auxílio.

O Jornal do Cariri entrou em contato com a assessoria de imprensa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão que financia o programa, que afirmou que no momento não está concedendo entrevistas sobre o assunto. Recebemos uma nota por e-mail onde a Funcap afirma que "teve alguns problemas pontuais, que são comuns no início do ano, com alguns pagamentos, mas as soluções estão sendo encaminhadas. As bolsas de mestrado, doutorado e iniciação científica já foram pagas e as demais pendências estão em processo de resolução junto aos órgãos responsáveis. A Funcap ressalta, por fim, que todos os pagamentos previstos em contratos e termos de outorga serão realizados integralmente a todos os pesquisadores."

A estudante de Medicina Veterinária, Andressa Maria, uma das contempladas pelo programa, afirma que tem enfrentado dificuldades. “Nós fizemos contas confiando. É uma bolsa permanência e a gente não pode assumir outra coisa. Perdi outras duas oportunidades por conta dessa bolsa e estou há dois meses passando dificuldades”. Segunda a universitária, os estudantes têm se mobilizado através de grupos nas redes sociais e questionado o órgão sobre os repasses, sem sucesso.

A preocupação dos jovens recai também sobre a necessidade de recursos para custear o retorno às aulas presenciais. No Cariri, já tem data prevista para 07 de março, na Universidade Federal do Cariri (UFCA), e 25 de Abril na Universidade Regional do Cariri (Urca). Segundo a estudante Iorrana Joyce, do curso de Ciências Ambientais, "o intuito da bolsa é a permanência do estudante na Universidade, mas as aulas presenciais estão voltando, e cadê o dinheiro?”. De acordo com ela, o recurso, muitas vezes, é usado para comprar itens como cadernos, canetas, pagar passagem e alimentação.

O programa AvanCe é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Funcap e da Secretaria de Educação (Seduc), que tem por finalidade melhorar as condições de acesso à universidade de alunos em situação de vulnerabilidade econômica, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas da rede estadual do Ceará e ingressaram no ensino superior nos anos de 2018 ou 2019.

Financiado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), o programa prevê a concessão de duas mil bolsas (sendo 20% para negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência) no valor de R$ 468,50 durante 12 meses. Para participar, eles devem ter obtido média geral igual ou superior a 560 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), estarem matriculados em disciplinas que correspondam a no mínimo 12 créditos no semestre e terem frequência de pelo menos 75% em cada uma delas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE