Jornal do Cariri
Estudantes criam coleção para repensar consumo
Projeto de turma da Universidade Federal do Cariri teve destaque no Dragão Fashion Brasil (DFB)
Ideia foi promover ação relacionada ao desenvolvimento sustentável. Imagem: Divulgação
Joaquim Júnior
26/08/20 11:00

A coleção DES-CONECTADOS, coleção de moda desenvolvida por estudantes do curso de Design da Universidade Federal do Cariri (UFCA), foi classificada como finalista no Concurso dos novos DFB DigiFest, que premia alunos dos cursos de moda de todo o Brasil, durante o Dragão Fashion Brasil. O evento de moda ocorre em Fortaleza anualmente e é considerado o terceiro maior evento do tipo no país.

A coleção DES-CONECTADOS foi elaborada a partir do tema apresentado pelo concurso “Agora: Sustentabilidade + Tecnologia na construção de novos tempos para o consumo de moda e estilo”. Ela foi desenvolvida pelos alunos de Design, Marcos Antônio Araújo Silva (idealizador da coleção), Amadeu Marinho (projeto gráfico), Thiago Ribeiro (desenho técnico), José Francineudo (desenvolvimento de calçado), Daniel Estevy’s (modelagem), sob a coordenação da professora Márcia Qualio e da técnica de calçados Ângela Freitas.

A ideia era promover uma ação relacionada ao desenvolvimento sustentável, criando produtos de moda a partir de matéria prima não biodegradável descartadas, retornando esse material ao ciclo produtivo. De acordo com a professora Márcia Qualio, os estudantes pesquisaram e trabalharam com a câmara de ar de pneu, fios de computador, retalhos de plásticos, de courinho e jeans. “Entender como cada componente, principalmente os componentes tóxicos de aparelhos eletrônicos descartados, prejudicam o meio ambiente é um dos objetivos da coleção conceitual que foi desenvolvida pelos alunos UFCA, visando alertar principalmente os jovens que gostam de novidades e trocam seus computadores e celulares todo ano”, explica Márcia.

Para mais informações: https://ufca.edu.br

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ