Jornal do Cariri
Estudante do Cariri é primeiro lugar em premiação do Movimento LED
O projeto vencedor nasceu de uma dificuldade na trajetória educacional da aluna
Foto: Reprodução
Natália Alves
15/07/22 17:00

A estudante de engenharia de materiais, Gabriela Leite, teve projeto premiado no Movimento LED, Luz na Educação, da Rede Globo e Fundação Roberto Marinho. O projeto é voltado para estudantes universitários, buscando incentivar práticas inovadoras na área educacional, trazendo novos olhares para o desenvolvimento na educação. Neste ano, os estudantes precisavam responder a seguinte pergunta: qual o maior problema que você enfrentou ou enfrenta na sua trajetória educacional?

Uma das angústias na trajetória educacional de Gabriela foram as dúvidas na busca da profissão e o desconhecimento sobre a realidade acadêmica. Pensando nisso, a estudante desenvolveu um aplicativo de match, que significa conexão entre pessoas com interesses comuns, para que alunos do nível fundamental e médio da rede de ensino público pudessem ter orientações com alunos universitários.

O aplicativo serve como rede de apoio e orientação, conectando estudantes universitários com aqueles que tem interesse em saber o que ocorre no meio acadêmico, como forma de divulgar o conhecimento científico e levando informação para aqueles que, muitas vezes, não tem acesso.

O projeto foi desenvolvido sob a tutela do professor Thiago Bessa, desenvolvedor de estratégias para o ecossistema de inovação regional, o Kariri Valley. Gabriela afirma que o incentivo de práticas científicas e a participação de professores que fomentam atividades para além do ambiente acadêmico, são as melhores formas de entender as reais necessidades sociais.

“O desafio trouxe uma luz para minha ideia, para o meu sonho de inovação, sendo crucial na minha vida acadêmica, porque fez com que eu acreditasse muito no poder da inovação, no poder da minha ideia e do que eu queria fazer e do que eu queria mudar na minha realidade”, afirma a estudante.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ