Estátua de Nossa Senhora de Fátima reforça turismo no Cariri
Monumentos reforçam tradição de fé e ampliam a presença de romeiros
Foto: Estácio Júnior e George Braga
Natália Alves
18/11/25 13:00

Milhões de romeiros peregrinam anualmente até o Cariri, para pagar promessas, orar aos santos devotos ou agradecer por graças alcançadas. Das 21 cidades que integram a Rota do Turismo Religioso no Ceará, 10 são do Cariri, consagrando a região como a matriz da identidade religiosa cearense. A inauguração da maior estátua do mundo em homenagem a Nossa Senhora de Fátima aconteceu no último dia 13, em Crato.

O município sede é considerado o mais católico do Brasil, de acordo com os dados do Censo 2022: Religiões, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) este ano, sendo 81,29% da população católica. Maior que o Cristo Redentor, o monumento tem 54 metros. A expectativa é que a escultura gigante se torne um dos principais pontos de visitação do Cariri, ampliando ainda mais o fluxo de turistas e romeiros.

Vindo a integrar a rota do turismo religioso, Santana do Cariri está em processo de finalização do monumento da Menina Benigna, mártir da castidade. A estátua possui 26 metros de altura e, agora, passa por fase de pintura e acabamento no entorno, que conta com uma capela e um memorial dedicado à beata. Ainda no Cariri, outros monumentos são visitados por romeiros: a estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte; Santo Antônio, em Barbalha; São Francisco de Assis, em Brejo Santo, e a estátua do Cristo Ressuscitado, em Várzea Alegre.

Através do turismo religioso, o Cariri recebe, em média, 2,5 milhões de pessoas anualmente. Governador do Estado, Elmano de Freitas destacou que a Nossa Senhora de Fátima é um presente para os romeiros e que reforça a fé da região. “Eu tenho absoluta certeza que essa região é efetivamente religiosa, não é qualquer região que tem a cidade mais católica do Brasil, que tem dois santos, o Padre Cícero e a Menina Benigna. A fé desse povo é diferente de outros locais do mundo, e é isso que faz o Cariri ser diferente”, disse Elmano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE