JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Estado planeja nova regionalização para a saúde no Cariri
Cada regional de saúde possui hospital e equipamentos especializados
Foto: Jornal do Cariri (arquivo)
Robson Roque
16/01/24 15:00

O Governo do Ceará planeja desmembrar a Regional de Saúde do Cariri, composta, atualmente, pelos 29 municípios caririenses e outros 16 da região Centro Sul, como Icó e Iguatu. A medida é planejada diante da dificuldade em gerir os serviços de saúde em regiões com alta quantidade de cidades. A reorganização também é pensada para a regional de Sobral. Nas duas, seriam criadas duas novas superintendências.

Na avaliação do ex-presidente do Conselho Estadual da Saúde do Ceará, José Araújo Júnior, “é humanamente impossível acompanhar” a superintendência de Sobral, que tem 55 cidades, “assim como é desafiador, no Cariri, acompanhar os 45 municípios”. Além delas, existem regionais de saúde em Fortaleza, com 44 cidades, no Sertão Central e no Litoral Leste e Jaguaribe, com 20 municípios cada.

Existem 17 superintendências nas cinco regiões de saúde. Elas são responsáveis “por implementar as políticas de saúde do Estado, organizando processos e articulando atores-chaves em um modelo de governança compartilhada”, conforme o Plano Estadual de Regionalização da Saúde. Quatro delas estão na regional do Cariri, sediadas em Crato, Brejo Santo, Icó e Iguatu.

Cada região de saúde é dotada de um hospital regional, serviços e atendimentos especializados fornecidos em policlínicas e centros de especialidades odontológicas. Com o desmembramento, a Sesa espera acompanhar mais de perto a oferta de serviços em saúde. “Tudo isso faz com que a gente pense, cada vez mais, que a regionalização é o caminho e queremos que as regiões se tornem independentes em áreas de saúde”, explica Tânia Mara Coelho, secretária estadual da Saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE