Jornal do Cariri
Estado planeja ampliar rede de saúde pública do Cariri
Demandas do Cariri foram apresentadas à secretária de Saúde
Foto: Deborah Muniz - Gov. do Ceará
Robson Roque
20/06/23 15:00

Os serviços públicos de saúde ofertados no Cariri foram discutidos em evento recentemente organizado pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). Uma das principais demandas reside na descentralização de procedimentos, ampliando a rede de saúde da região e evitando o deslocamento de pacientes para Fortaleza.

“Temos como objetivo criar uma agenda estratégica com compromissos de melhoria nas diversas abordagens, especialmente nos níveis regional e estadual”, explica Paíta Façanha, secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sesa.

As principais demandas e prioridades sanitárias do Cariri foram apresentadas durante o encontro. Para a secretária estadual de Saúde, Tânia Mara Coelho, o fortalecimento da Atenção Primária é um dos principais desafios do setor para os próximos quatro anos.

“Queremos reorganizar a rede e dar de volta ao Ceará o protagonismo nesse nível de assistência”, argumenta. A implantação de serviços especializados, a descentralização dos atendimentos e a realização de mutirões de cirurgias eletivas foram outros pontos destacados pela gestora.

Hospitais do Cariri têm recebido incentivos financeiros do Estado para que o acesso da população caririense aos hospitais seja ampliado. Ainda conforme a secretaria, o governo estadual pretende fortalecer a infraestrutura de saúde na região, depois de ter identificado os principais desafios durante o encontro.

“A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará tem avançado na consolidação de Políticas Públicas que visam assegurar a assistência em saúde de forma integral”, conclui a Sesa, em nota enviada ao Jornal do Cariri.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ