Jornal do Cariri
Espetáculo reúne relatos autobiográficos de mulheres
Em "A Sacerdotisa", a artista invoca a linhagem matriarcal e se conecta a mulheres que a antecederam na jornada
Foto: Júnior Vilheira
Joaquim Júnior
28/11/23 11:00

Um espetáculo que traz relatos autobiográficos de mulheres em suas jornadas de aprendizes, em seu dia a dia, dentro de suas diárias ritualísticas. “A Sacerdotisa”, da atriz e produtora executiva Edvânia Martins, que nasce como uma oração à força feminina, será apresentado nesta quinta-feira (30) no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) do Cariri.

Foto: Júnior Vilheira

“A Sacerdotisa” é fruto de uma pesquisa em Teatro Ritual, que iniciou em meados de 2013, com o espetáculo O quinto Elemento. Como lembra Edvânia, em sua trajetória, ela sempre foi alimentada pela conexão com os elementos naturais – terra, fogo, água e ar. Então, movida pelo desejo de compreender esta conexão, encontrou ferramentas metodológicas no Teatro Ritual que possibilitassem a compreensão desta ligação. “Criando e estabelecendo elos, fui preparando a terra para o autoconhecimento”, enfatiza.

Na trajetória, ouviu histórias compartilhadas e também compartilhou a sua. A semente plantada germinou. Sob os relatos autobiográficos, o espetáculo se uniu ao sussurro poético do coração da artista, de uma mulher/sacerdotisa que deseja que o despertar de outras mulheres/sacerdotisas também ocorra.

“Esse espetáculo é uma oração à grande força feminina”, destaca Edvânia, que diz utilizar, durante ele, técnicas desenvolvidas por Antonin Artaud, Constantin Stanislavski, entre outros, para “mesmo que em cena, esteja visível só uma... O público saiba que ali estão muitas!”, enfatiza a artista, que diz que, em cena, ela invoca a linhagem matriarcal, conectando-se com as mulheres que lhe antecederam nesta jornada.

Foto: Júnior Vilheira

Edvânia integra o Núcleo de Produção Cenográfica e Estética, uma das colunas que sustentam a Shanadú Ateliê Escola, idealizada e criada em Juazeiro do Norte, no ano de 2007, pelo artista visual Francisco dos Santos. “Uma das principais características do nosso trabalho é a ritualística, pois buscamos nos ritos a inspiração para a criação da cena teatral”, complementa a artista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ