Jornal do Cariri
Espaços da FCG passam por escaneamento a laser 3D
O conteúdo estará disponível a partir de fevereiro de 2022, no site da Fundação Casa Grande
Foto: Acervo Fundação Casa Grande
Luan Moura
29/11/21 17:42

A Fundação Casa Grande concluiu, no último dia 24 de novembro, o processo de escaneamento a laser 3D do Museu Memorial do Homem Kariri, Bibliotecas, Laboratório de Arqueologia, Rádio, TV e do Teatro Violeta Arrais. O abrigo arqueológico do Sítio Santa Fé, localizado no município do Crato, um dos locais mais importantes para a arqueologia na região do Cariri, também foi contemplado.

O mapeamento foi realizado por uma equipe de engenheiros de São Paulo e de Santa Catarina, e busca possibilitar a inclusão tecnológica por meio da experiência interativa no site da Casa Grande, além da sua relevência no que se refere à preservação do patrimônio. O trabalho realizado é parte fundamental do projeto denominado "Casa Grande Virtual", coordenado pela professora e engenheira Cibele Alves, em parceria com a empresa Cibele Engenharia e Faro Technologies. A equipe responsável pelo escaneamento é bastante experiente e atuou em projetos similares, a exemplo do Museu do Ipiranga, em São Paulo, e a Casa Imperial e o Museu Nacional, ambos no Rio de Janeiro.

O resultado dessas atividades são nuvens de pontos tridimensionais que possibilitarão a aquisição de dados geométricos, a navegação e interação por meio da plataforma web. Em relação ao Abrigo do Sítio de Arte Rupestre Santa Fé, a iniciativa dará suporte para projetar pesquisas em conservação preventiva e interventiva alinhadas às exigências das Cartas Patrimoniais Internacionais que orientam este tipo de iniciativa. Assim como a modelagem dos espaços da instituição poderá fortalecer as ferramentas de acesso ao acervo da instituição de modo virtual.

Precursora no uso dessas tecnologias, com a participação das crianças, visando a conservação do patrimônio arqueológico e cultural na região, o conteúdo estará disponível a partir de fevereiro de 2022, no site da Casa Grande.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ