Jornal do Cariri
Impresso
x
Acesse sua conta
Em breve.
Baixar Versão impressa
Escolinha Skate Social alimenta sonhos em Juazeiro
Iniciativa está em atividade desde 2009
Foto: Arquivo JC
Luan Moura
16/11 17:35

Criado em 2009, o Projeto Escolinha de Skate Social alimenta sonhos de mais de 40 crianças de Juazeiro do Norte, dentre meninos e meninas. As aulas acontecem aos sábados e domingos, das 8h às 10h, na pista pública de skate do Parque Timbaúbas, primeira da modalidade esportiva a ser construída no Cariri cearense.

A iniciativa surgiu de três skatistas, que pegaram materiais já utilizados e resolveram montar skates para as aulas às crianças. “O principal objetivo do projeto era ensinar a galera que quer aprender, porque a gente nunca teve alguém para dar dicas. Eu comecei a andar de skate em 1998 e não tinha ninguém para ajudar, a gente aprendia andando. De lá pra cá, o projeto vem crescendo tanto, que nós já ministramos palestras em escola e fazemos apresentações”, diz o voluntário Damião Teles, de 43 anos, que participa da ação desde o ano de 2010.

Além disso, segundo o professor, o projeto tem conseguido tirar crianças da ociosidade. “A gente consegue trazer esses meninos, principalmente da periferia dos bairros próximos à pista. Temos essa consciência, que somos um projeto inclusivo”, destaca. A categoria mais atendida pelo projeto é a mirim, que tem crianças entre 7 e 13 anos, mas também tem jovens de 17 a 20 anos. Atualmente, a escolinha foi reconhecida pela CBSK, que enviou material de segurança contra a covid-19 para a Escolinha. A modalidade esportiva teve origem na Califórnia e ganhou o gosto popular logo quando surgiu. Desde a década de 1990, o esporte popularizou-se e ganhou milhares de adeptos em todo o mundo. A última grande conquista foi a inclusão do esporte para as olimpíadas 2020, em Tóquio. Revelação No dia 23 e 24 de outubro, com o apoio da Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv) de Juazeiro, a Escolinha levou cinco skatistas para participar da Seletiva Nordestina de skate, que aconteceu em Teresina, no Piauí. Durante a competição, Ralley Mendes, de 12 anos, conquistou o 4º lugar na categoria mirim, e vai representar o município de Juazeiro no Campeonato Brasileiro de Skate, que acontecerá em dezembro, na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia. É a primeira vez que um skatista juazeirense participa da competição. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ