Jornal do Cariri
Escolas municipais funcionarão em tempo integral a partir de 2023
Ensino integral será ampliado para escolas municipais
Foto: Prefeitura de Juazeiro do Norte
Robson Roque
27/12/22 14:00

O Governo do Ceará pretende universalizar o funcionamento em tempo integral das escolas de ensino fundamental, como já ocorre nos colégios de ensino médio mantidos pelo Estado. A iniciativa será colocada em prática de maneira gradativa, a partir de 2023, iniciando pelas turmas do 9º ano. 

Segundo a secretária estadual de Educação, a cratense Eliana Estrela, a proposta do tempo integral está além de somente passar mais tempo na escola. “O período extra permite a ampliação das possibilidades de aprendizagem, com o desenvolvimento de atividades significativas para os projetos de vida das crianças”, diz a secretária.

Em Crato, 13 escolas já funcionam em tempo integral, atendendo cerca de 1.400 alunos. São 12 em Juazeiro do Norte, entre elas a escola Dona Odorina, no bairro Limoeiro, que atende a 319 estudantes neste regime e ampliará a oferta para as turmas de 9º ano. Segundo a secretária Pergentina Jardim, existe um programa municipal que prevê que a criação de novas escolas contemple o tempo integral. 

“O desafio da universalização do Tempo Integral se dá na ideia de que os estudantes venham se adequando a esse formato, juntamente às suas famílias, tendo, assim, a elaboração de uma estrutura relacionada a esta adequação, quadro de professores, entre outros aspectos”, considera a secretária Pergentina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ