Jornal do Cariri
Escolas da rede pública estadual vão receber placas solares
Ao todo, 32 escolas receberão os investimentos, dentre elas escolas no Cariri
Investimento previsto para projeto no Ceará será de R$ 9,1 milhões. Foto: Deivysson Teixeira - Ascom Cagece
Joaquim Júnior
23/09/20 8:30

Mais de 30 escolas da rede pública estadual de 31 municípios, dentre eles Caririaçu, Juazeiro do Norte, Aurora e Crato, receberão a instalação de módulos fotovoltaicos para geração de energia solar. Para a escolha das instituições foram utilizados critérios técnicos como maior consumo e retorno do investimento. Nesta quarta-feira (23), o Governo do Ceará, através da Secretaria da Infraestrutura, realiza licitação para o projeto. A entrega de propostas de interessados ocorrerá nesta quarta-feira (23). O projeto prevê aquisição, instalação, operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos.

O certame, do tipo Maior Desconto, acontecerá na Central de Licitações do Estado, às 9h30. O investimento previsto será de R$ 9,1 milhões, do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará (Fiee). O Fiee, administrado pela Seinfra, existe para incentivar a geração de energia, tendo como base fontes renováveis, bem como buscar, cada vez mais, a eficiência do uso da energia, modernizando as instalações elétricas do Governo do Estado.

“A Secretaria de Educação será nossa parceira neste projeto, porque entendemos que não haveria melhor ambiente para iniciarmos essa mudança de cultura, estimulando a geração de energia baseada em fontes renováveis, do que as escolas públicas, pelo seu poder transformador e multiplicador”, comentou o Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lúcio Gomes. “A economia gerada nas contas de energia vai retornar o investimento em 4,3 anos, em média”, completou. Os sistemas serão instalados de acordo com cronograma estabelecido pela Seinfra, a partir de proposta apresentada e aprovada pelo Comitê Gestor do FIEE, com início previsto para ainda este ano e conclusão em 2022.

Com informações do Governo do Estado do Ceará

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ