JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Escândalo na Câmara de Juazeiro mostra racha entre vereadores
12/12/23 0:00

O confronto eleitoral de 2024 promete agitar a política em Juazeiro do Norte. Na semana que passou, os vereadores Rafael Cearense e Ivanildo Rosendo trocaram pesadas acusações, antecipando como será o ambiente das eleições no Município. Rafael Cearense acusou seu colega parlamentar de cobrar uma mesada de R$15 mil por mês, para aderir e apoiar à administração do prefeito Glêdson Bezerra. Ivanildo deu o troco. Respondeu que Rafael Cearense o convidou para “tomar dinheiro” de cooperativas, numa investigação realizada pela Câmara de Vereadores. Foi além, e denunciou que Rafael Cearense aluga máquinas para a Prefeitura de Juazeiro do Norte. Foi lama para todos os lados do plenário do Legislativo juazeirense. O presidente da Câmara, Capitão Vieira, ficou indignado com o baixo nível do debate dos vereadores e garantiu que tomará providências para essa briga não terminar impune. Quem também já recebeu toda a documentação com as fraudes denunciadas, dos dois vereadores, foi o Ministério Público de Juazeiro do Norte. Nesse tiroteio verbal, acaba sobrando punições tanto para o oposicionista Ivanildo Rosendo quanto para o governista Rafael Cearense.

PT recebe filiação de Evandro e 09 prefeitos

O presidente da Assembleia do Ceará, Evandro Leitão, esteve na sede do PT nesta segunda (11), em Fortaleza, onde apresentou oficialmente o seu pedido de filiação ao partido. A festa para Evandro, juntamente com nove prefeitos, será no sábado (16). Na presença do presidente estadual petista, Antonio Conin, Evandro destacou sua alegria por estar entrando no PT: “Com muita honra dei entrada no meu pedido de filiação ao PT, o maior partido político de esquerda da América Latina e um dos maiores do mundo”. Prossegue Evandro no comunicado de seu ingresso ao partido, por onde pretende disputar às eleições de 2024, em Fortaleza: “Na minha trajetória política sempre estive muito próximo do PT, fazendo parte de um mesmo projeto no Ceará, tendo, inclusive, sido líder do Governo Camilo na Assembleia. Mais que respeito e admiração pelo PT, comungo dos mesmos ideais, da luta pela democracia e por mais justiça social. E quero contribuir, junto com tantos e tantas, para o crescimento do nosso Ceará e para a reconstrução do Brasil.“ E conclui ressaltando sua felicidade em se filiar ao partido do governador e do ministro Camilo: “ Meu coração escolheu o PT. E com o coração, cheio de força e esperança, seguirei firme na luta.”

Giovanni revela disputa e restringe opções de nomes

O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, teve uma reunião com o presidente estadual do PSB, o ex-deputado Eudoro Santana, para pedir garantias de que terá legenda em caso de candidatura a prefeito em 2024. Giovanni garante que pode ser candidato em caso de desistência de Fernando Santana, favorito para liderar a base governista em Juazeiro do Norte. O vice-prefeito se disse insatisfeito com comentários de que estaria fazendo jogo duplo a favor do prefeito Glêdson Bezerra, hoje, oposição ao governo Elmano de Freitas. Giovanni adiantou que sabe quem é o autor do comentário, mas que iria aguardar o momento certo para revelar a autoria da provocação. Giovanni foi enfático ao dizer que não teme ninguém e que já discordou em eleições passadas, podendo fazer o mesmo no próximo ano. Considerou o nome de Nelinho muito bom, mas que seu apoio é apenas a Fernando Santana. Todos os outros pré-candidatos terão que conversar. Giovanni é apontado como o principal articulador para esvaziar a festa de aniversário do ex-prefeito Raimundo Macedo. Só que essa decisão passou por muitas cabeças.

Briga pelo controle do PL de Juazeiro ainda continua

 Depois de vencer a queda de braço com o deputado federal Yury do Paredão, agora o prefeito Glêdson Bezerra enfrenta o deputado federal Júnior Mano. Ele tem repetido que não abre mão de indicar a comissão provisória de Juazeiro do Norte, deixando clara sua pretensão ao presidente Carmelo Neto. O problema é que Carmelo já garantiu que o partido vai para o prefeito Glêdson, que inclusive, indicou a nova comissão provisória e conta com o partido na sua base eleitoral em 2024. A avaliação das lideranças ligadas ao prefeito Glêdson é que deputado Júnior Mano entrou na disputa apenas com o interesse de favorecer a base governista. O PL tem o maior tempo de TV e Júnior Mano quer deixá-lo fora da disputa majoritária em Juazeiro, fazendo um aceno ao Abolição. Glêdson trabalha junto à direção nacional do PL, via ex-presidente Jair Bolsonaro, para barrar a pretensão política de Júnior Mano e garantir o controle do partido no seu palanque. Contudo, Glêdson não esconde a sua preocupação com a força de Júnior Mano com a cúpula do partido.

Cid Gomes não sabe ainda onde se filiar

Pela segunda semana consecutiva, o senador Cid Gomes adiou a reunião do seu grupo para anunciar o seu novo destino partidário. A ideia original de Cid  Gomes era se filiar ao Podemos, porém houve fortes reações contrárias a essa decisão. O plano b de Cid Gomes, após o veto de José Guimarães a sua filiação ao PT, foi o PSB. Cid Gomes teve uma demorada reunião, no início do mês de dezembro, com o presidente nacional socialista, Carlos Siqueira. No encontro, Siqueira ficou de conceder uma entrevista coletiva defendendo o retorno de Cid Gomes ao PSB. Os dias se passaram, e nada de Carlos Siqueira vir a público. Esse silêncio obrigou a Cid Gomes adiar, do dia 04 para o dia 11, e do dia 11 para o dia 18 de dezembro, o anúncio de filiação dos dissidentes do PDT. Faltando menos de uma semana, Cid Gomes não sabe ainda qual seu destino partidário. O PSB nacional cria dificuldades para acolher Cid Gomes, pois a prioridade do partido é se aliar ao PDT em 2024 e fazer uma federação em 2026. A defesa dessas propostas inviabiliza a ida de Cid Gomes e de seu grupo para PSB. Ciente das dificuldades, Cid Gomes falou que terá reuniões esta semana em Brasília, para resolver esse imbróglio.

Covid voltou com força contaminando Alece

O apelo do Governo do Ceará tem sido uma constante nas redes sociais e em entrevistas da secretária de Saúde do Estado, Tânia Mara, para que a população procure um posto de saúde e se vacine, para conseguir controlar a pandemia de COVID, que voltou com intensidade no Ceará. Um dos locais onde a Covid está presente é a Assembleia Legislativa. Já são quatro os deputados estaduais contaminados. A primeira foi Jô Farias, depois Renato Roseno. No final de semana, a oposição se infectou com Sargento Reginauro. E nesta segunda, mais a voz da oposição comunicou estar com a Covid: Cláudio Pinho. Antes dos parlamentares, quem testou positivo foi a vice-governadora Jade Romero. Há uma preocupação na Assembleia com tantos deputados testando positivo. Por sugestão da Mesa Diretora, os deputados estaduais têm se submetidos a testes. Um dos que estiveram sob suspeita de estar com Covid foi Fernando Santana. Contudo, o seu teste deu negativo. A ordem, agora, na Assembleia é adotar todas as medidas de prevenção contra o vírus.

Disse me disse…

 O ex-prefeito de Assaré, Samuel Freire, deixou a articulação do deputado estadual Fernando Santana. Foi cumprir nova missão na base.

 Samuel assumiu a articulação política do governo Elmano da região do Cariri. A indicação passou por Fernando e Camilo Santana.

 De passagem pelo Cariri, o deputado federal Idilvan Alencar surpreendeu ao se colocar sobre a crise no PDT do Ceará: não sai do partido até 2026.

 Idilvan disse que vai esperar a janela partidária para não arriscar seu mandato. Mas, garantiu que Cid Gomes continua sendo seu líder político.

 Quem já trabalha para ter o controle do MDB no Crato é o vereador Luís Carlos. O caminho é o deputado federal Yury do Paredão.

 Luís Carlos tenta pregar lealdade, ao fazer ampla divulgação das ações de Yury no Município, e espera apenas a filiação de Yury para pedir o partido.

Presidente do MDB-Ceará, Eunício Oliveira, aceitou Yury no partido, mas não participa da escolha dos candidatos do partido em todos os 184 municípios do Estado.

Desculpe a ignorância, pegou fogo a Câmara de Juazeiro do Norte com um novo escândalo de corrupção entre vereadores?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE