Jornal do Cariri
Equipe de Design da UFCA busca apoio para o Dragão Fashion Brasil 2024
DFB será realizado entre os dias 24 e 27 de julho, em Fortaleza
Foto: Nicolas Gondim
Joaquim Júnior
11/06/24 11:30

Considerado o maior evento de moda autoral da América Latina, o Dragão Fashion Brasil (DFB), realizado em Fortaleza, chega a mais uma edição no mês de julho – e o Cariri, novamente, marcará presença. Uma equipe do curso de Design da Universidade Federal do Cariri (UFCA) competirá no concurso de Novos Talentos, categoria na qual, no ano passado, teve como vencedora uma equipe de designers de Moda da UFCA, com a coleção Autofagia. Agora, em 2024, eles apresentarão a coleção Descender. Em busca do bicampeonato, a equipe almeja apoio de parceiros e empresas que colaborem com a aquisição de matéria-prima e o andamento do projeto.

“A vitória no ano passado nos enche de orgulho e de esperança. Repetir esse feito é nosso objetivo. Trazer mais uma vez o título para o Cariri é fortalecer o processo de descentralização de polos criativos da Moda”, afirma Davi Moreira Lopes, professor do curso de Design da UFCA. Ele e Cris Silva são os professores orientadores da equipe, formada pelos alunos Bella Sampaio, Camilly Macedo, Giovanna Rodrigues, Luís Eduardo Lobo, Maria Adriana Basilio e Pedru Lima. “Participar de um evento com tantos nomes importantes da moda autoral brasileira é uma grande responsabilidade. Queremos, mais uma vez, representar o Cariri com louvor. Por isso, seguimos na busca para angariar recursos e viabilizar a execução do projeto”, explica Davi.

Foi a partir da definição do tema deste ano, “2024: O Ano do Dragão”, que a equipe da UFCA realizou pesquisas e definiu com qual abordagem seguir. “A coleção Descender, como foi nomeado o projeto, tece sua própria mitologia sobre a criação. Nesse tecer, lendas do Cariri cearense, descobertas arqueológicas e saberes ancestrais são urdidas com um fio novo. Tradição e inovação encontram uma nova geração de designers determinada a reafirmar a moda como uma das diversas vocações do território caririense”, enfatiza o docente, que cita que, “da página em branco ao primeiro traço, da reunião de um amplo repertório de referências até sua tradução em artigos de vestuário, são muitos os afetos acionados pelo ato criador”.

Para concorrer à premiação, equipes de todo o Brasil enviaram seus projetos de coleção e um look confeccionado para que uma banca avaliadora definisse quais trabalhos entrariam no lineup do DFB. “Composta por oito looks, a coleção envolve muitos processos e materiais. O principal desafio agora é a compra de matéria-prima. Para levantar a quantia necessária, foram pensadas algumas ações, que vão desde rifas e doações até um projeto mais estruturado de patrocínio”, detalha Davi. Uma das contrapartidas será a veiculação das logomarcas das empresas apoiadoras no final do vídeo que abrirá o desfile da equipe.

Conforme destaca o professor, há, nos trabalhos da equipe da UFCA, o compromisso com a redução dos impactos negativos causados pela indústria do vestuário. Tal fato fica evidente na busca por materiais não convencionais: reaproveitamento de materiais descartados, uso de pigmento vegetal no tingimento de algumas peças e utilização prioritária de tecido feitos a partir de fibras naturais estão entre as decisões que refletem a responsabilidade socioambiental que possuem.

Para acompanhar a rotina da equipe no desenvolvimento da coleção e/ ou contribuir com o projeto, acesse o perfil do Instagram @ufca_moda. O DFB será realizado entre os dias 24 e 27 de julho, com transmissão ao vivo nas redes sociais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ