Entidades debatem estratégias para o clima em 2024
Ocorrência do El Niño pode ser negativa para todo o Ceará
Foto: Joaquim Júnior
Joaquim Júnior
31/10/23 10:30

Representantes dos municípios e de pastas estaduais ligadas ao tempo, à agricultura e aos recursos hídricos se reuniram, na última semana, para discutir estratégias para o cenário climático de 2024. Para o ano, há perspectiva de formação de um El Niño, fenômeno que pode ser negativo para todo o Ceará, incluindo a região do Cariri.

Eduardo Martins, presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), relata que, ao que tudo indica, “as condições de aquecimento no Pacífico e Atlântico tropical serão desfavoráveis à ocorrência de chuvas no Ceará”. Isto, conforme explicou, tende a impactar negativamente as afluências aos principais reservatórios do estado, bem como a produção de culturas de sequeiro.

Robério Monteiro, Secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, explica um Grupo de Contigência, “que é formado por gestores da Secretaria dos Recursos Hídricos, Sohidra, Cogerh, Funceme, Cagece, Defesa Civil e Casa Civil, segue com reuniões sistemáticas de planejamento especialmente para sedes dos municípios”. Conforme aponta, o Ceará, atualmente, é resiliente aos períodos de seca por ter uma gestão de forma compartilhada com diversos órgãos ligados aos recursos hídricos, ampliando a garantia da oferta hídrica e diminuindo as vulnerabilidades.

Ele ainda destaca que as obras do Cinturão das Águas do Ceará estão com 75% de execução e que, com a conclusão de novos lotes, será estabelecida maior aproximação da água do Projeto São Francisco aos municípios da Bacia Hidrográfica do Salgado, aumentando a disponibilidade hídrica para os múltiplos usos de toda a população da Região do Cariri.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ