Enfermeiro revela farsa contra ex-prefeito de Várzea Alegre
A denúncia foi feita a Polícia Federal
Madson Vagner
13/01/26 0:00

A disputa política em Várzea Alegre parece não ter limites. Uma farsa revelada no Plenário da Câmara, no dia 10 de dezembro, mostra o nível das ações políticas e jurídicas. Em pronunciamento, o enfermeiro Roberto Leal revelou que, em 2018, foi usado para assinar denúncias contra o ex-prefeito Vanderlei Freire e o vereador Michael Martins. Segundo ele, assinou a pedido do ex-prefeito Zé Helder e não tinha conhecimento do conteúdo. A denúncia, feita à Polícia Federal, acabou arquivada em setembro de 2024. “Os papéis vieram por meio do advogado e a pedido, exclusivo, do ex-prefeito Zé Helder”, disse Leal, pedindo que Michael se levantasse para, em seguida, lhe pedir desculpas. Nas redes sociais, o vereador falou: “a trama maligna que fizeram contra mim, tentando me calar, me parar, cessar as fiscalizações!”. Reeleito, Michael lidera a oposição ao grupo de Zé Helder, e foi o responsável pela denúncia recente da compra, suspeita de superfaturamento, de kits de matemática. O caso está sob análise do Ministério Público.

Aliado vira oposição

Ex-candidato a vereador de Aurora, Sandro Lopes (PT), anunciou rompimento com o prefeito Marcone Tavares (PT). Nas redes sociais, o petista tem feito várias denúncias contra o prefeito. Entre elas, Sandro mostra uma praça deteriorada e com esgoto a céu aberto, e a farmácia do município que, segundo ele, vive fechada. O ex-candidato rebate, ainda, as acusações de traição, avaliando que o prefeito Marcone faz uma gestão ruim e não tem oposição para mostrar os problemas onde eles acontecem. Sandro recorre, inclusive, aos deputados votados no município para ajudar a resolver os problemas. Sandro é mais um correligionário a romper com Marcone. Entre os descontentes, o presidente da Câmara, Osasco Gonçalves (PT), que protagonizou tensões públicas com Marcone.

Eleição antecipada

A Câmara de Caririaçu já conhece seu próximo presidente para o biênio de 2027 e 2028. A eleição aconteceu na terça-feira (06), a um ano da posse, com a unanimidade de todos os vereadores da Casa. O vereador Fernando Soares (PT) foi eleito presidente sem disputa, com as bênçãos da base aliada do prefeito Acácio Leite (PT) e da oposição, liderada pelo ex-prefeito João Marcos. Não houve explicação para a antecipação, a não ser a prevista no Regimento Interno, destacada pelo atual presidente, Tiago de Rossini (PT). Com o resultado, Fernando agradeceu aos colegas e destacou que sua atuação se espelhará na gestão do presidente Tiago de Rossini. Há quem garanta que Fernando enxergou o momento favorável e não quis arriscar protelar para o fim do ano. Se antecipou a possíveis crises.

Vice no comando

O município de Salitre tem um novo prefeito. A Câmara empossou, no dia 8, o vice-prefeito Ronaldo Pereira (PT) no cargo, depois de ultrapassado o tempo limite de ausência do prefeito Rondilson Ribeiro (PT), licenciado para tratamento de saúde. Rondilson passou por um transplante de medula e, nos últimos dias, foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Fortaleza, segundo informações, em estado grave e sem previsão de alta. O próprio Ronaldo lamentou as circunstâncias da posse, deixando o discurso político de lado para se solidarizar ao prefeito e familiares. Inicialmente, o afastamento de Rondilson é de 30 dias, podendo ser interrompido, caso o prefeito tenha condições de reassumir.

Enquanto isso...

Ainda em Salitre, o vice-prefeito Ronaldo Pereira, passa a responder integralmente pelo Poder Executivo, garantindo a continuidade dos serviços públicos e ações administrativas no município.

Na posse, conduzida pelo presidente da Câmara, Silvio Pinto (PSB), foi lido o último boletim médico de Rondilson. “Apresentando sinais vitais estáveis e já iniciou o processo de redução gradual da sedação”.

Em Abaiara, o ano começou com as mudanças prometidas pelo prefeito Professor Angim (PT). No foco das prioridades, as secretarias de Saúde e Assistência Social, onde Angim mudou, mesmo com bons resultados.

Na Saúde, sai Joãozinho da Serra e entra Yasmim Sampaio, que deixa o Trabalho e Assistência Social. Assume no lugar de Yasmim, a secretária executiva, Roseane Carla. Angin já disse: quer mais eficiência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE