JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Enel deve pagar R$ 200 mil por danos morais a moradores do Crato
Em 2023, moradores chegaram a passar 13 horas sem energia
Foto: Enel/Divulgação
Natália Alves
18/03/25 14:00

A Enel deve pagar multa de R$ 200 mil por danos morais coletivos causados aos moradores dos bairros Mirandão e Conviver, em Crato. A população teve os serviços de energia interrompidos, denunciando a situação à 6ª Promotoria de Justiça do Crato, que constatou um problema de sobrecarga de energia nos bairros. 

Os moradores relataram constantes interrupções no fornecimento de energia, além de demora no reabastecimento, causando escuridão nos locais, sujeitos a delitos. A Ação Civil Pública, acatada pela justiça, foi ajuizada pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), que também solicitou que a Enel normalize, em até 90 dias, o fornecimento de energia nos dois bairros. O dinheiro da multa será convertido para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDID).

De acordo com a Enel, de agosto a dezembro de 2023 foram constatadas 127 ocorrências na rede, o que representa quase um caso de queda de energia por dia. Na situação, moradores chegaram a passar até 13 horas sem energia, superando o limite de 11 horas estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica. “É uma situação muito triste. Tenho diabetes e preciso deixar meu medicamento na geladeira, sem a energia ele pode chegar a estragar, e não posso ficar sem a medicação”, relatou Maria Eliane, moradora do bairro Conviver.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE