Jornal do Cariri
Encontro discute garantia de direitos de pessoas com deficiência
Especialistas e representantes de entidades participam do encontro
Foto: Agência Brasil
Joaquim Júnior
18/08/22 13:30

Juazeiro do Norte sedia, nesta quinta-feira (18), o Encontro entre os Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa com Deficiência e das Centrais de Interpretação de Libras de Juazeiro do Norte e de Iguatu. O evento, além de discutir sobre a acessibilidade e a sua garantia, reúne especialistas e representantes de entidades, como o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDEF) e da Central de Interpretação de Libras (CIL)

A CIL, um serviço da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), atua como ponte entre palestrantes e comunidade surda, promovendo autonomia e acesso aos serviços públicos. Os profissionais auxiliam pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos com tradução e interpretação da linguagem de sinais. Entre as demandas estão interpretação médica, jurídica, policial, INSS, Sine IDT, Detran, entre outras.

Além de marcar presença no Encontro desta quinta, a equipe visitará o Instituto dos Surdos do Cariri, no período da tarde. Na sexta-feira (19) das 9h às 13h, está programada a oficina de monitoramento dos Planos da Política da Pessoa Idosa dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Mauriti, Farias Brito, Missão Velha e Caririaçu.

“Quando falamos sobre inclusão, muita gente pensa logo nesta parte arquitetônica, de calçadas, de rampas, mas existe também a inclusão com acessibilidade na comunicação. O nosso objetivo na Central de Interpretação de Libras do Estado é promover acessibilidade através de tradução e interpretação entre pessoas surdas e ouvintes”, destaca Vyna Leite , assessora especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência.

Serviço:

Para solicitar o auxílio de intérprete basta enviar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato pelo aplicativo WhatsApp no número (85) 99413-1000 ou (85) 99417-1000

Programação

18/08 (quinta-feira)

Encontro entre as Centrais de Interpretação de Libras (CIL)

Local: Auditório do CEREST, Rua Tabelião João Machado, 195, Bairro Santa Tereza

Juazeiro do Norte, das 8h30 às 12h

Visita ao Instituto dos Surdos do Cariri, no período da tarde

19/08 (sexta-feira)

Monitoramento dos Planos da Política da Pessoa Idosa dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Mauriti, Farias Brito, Missão Velha e Caririaçu

Horário: 9h às 13h

Local: Auditório do CEREST,  Rua Tabelião João Machado, 195, Bairro: Santa Tereza, Juazeiro do Norte

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ