Empresa norte-americana vai testar cultivo de morango branco no Cariri
Além do morango, a empresa testará a variedade "cupla" de mirtilo, fruto também chamado de blueberry
Foto: Emco Cal/Reprodução
Natália Alves
11/11/25 10:00

O Cariri deve receber, em 2026, plantações de morango branco, variedade inédita no cultivo comercial no Ceará. Segundo a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), foi firmado um memorando de entendimento, no início de outubro, com a empresa estadunidense Emco Cal, uma das principais no mundo no cultivo de berries (amoras, framboesas, mirtilos e morangos).

A iniciativa será inicialmente implementada na Serra da Ibiapaba, em cidades a serem definidas, onde o acordo entre o Goverdo do Estado e a empresa prevê a introdução e testes de "uma nova gama de variedades de morango, mirtilo, framboesa e amora preta", segundo a SDE. Além do morango, a empresa testará no Ceará a variedade "cupla" de mirtilo, fruto também chamado de blueberry.

"Inicialmente os testes serão feitos na Ibiapaba, mas depois vamos fazer no Cariri e em outras regiões, porque com a gama de produtos que a empresa tem, permite que possamos fazer testes em vários locais para ver a adaptação dessas variedades", pontua Sílvio Carlos Ribeiro, secretário-executivo do Agronegócio da SDE.

A empresa, sediada na Flórida, será a responsável por trazer ao Ceará a genética das novas variedades, enquanto o Governo do Estado atuará na difusão de tecnologia. "A Emco Cal será responsável por trazer a genética das novas variedades ao Ceará. O Governo do Estado, por sua vez, fará o trabalho de difusão de tecnologia em relação às variedades mais produtivas, além de acompanhar experimentos e realizar interlocução com agricultores locais para implementação dessas culturas", explica a SDE.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE