Jornal do Cariri
Em Farias Brito, base do prefeito Deda acusa PT de tentativa de golpe
23/04/24 0:00

A denúncia contra o presidente da Câmara de Farias Brito, Raul da Serra (PDT), feita pelo vereador Professor Waltene (PT), detonou uma crise na política local. Raul garante que seus gastos à frente da Câmara estão dentro da legalidade e foram enviados ao Tribunal Contas do Ceará (TCE). Mas, a denúncia não teve reação apenas do presidente Raul, ela desencadeou uma série de acusações à bancada petista, direcionada ao vereador Edson Ferreira, acusado de tramar a queda do presidente Raul, para enfraquecer o governo do prefeito Deda Pereira (PDT). Há quem garanta que a oposição sonha com o afastamento de Deda. Na sessão do dia 17, cerca de 200 populares foram a Casa, em apoio ao presidente Raul. Eles protestaram contra a articulação da bancada petista, qualificada de “golpista”. Apesar do protesto pacífico, os manifestantes foram repelidos com a ameaça de solicitação da força policial para fazer a repressão. O presidente Raul acabou encerrando a sessão. O clima em Farias Brito é de guerra.

Prefeito Dodó perto de inelegibilidade em Salitre

A base do prefeito de Salitre, Dodó de Neoclides (PSB), está muito preocupada com a possibilidade do gestor não se viabilizar para a disputa à reeleição. Dodó teve as contas de 2020 enviadas à Câmara em tempo recorde e, pior, com parecer pela desaprovação. As constantes denúncias de corrupção no governo se refletem no parecer do TCE. O cerco das denúncias já anunciava a baixa adesão de vereadores na Câmara, hoje, com uma oposição fortalecida. Para continuar no páreo da eleição deste ano, Dodó precisará de dois terços dos votos da Câmara, o que hoje não teria. A expectativa é uma “tropa de choque” entre em campo para garantir a maioria. A oposição garante que não conseguirá.

Oposição de Assaré busca espaço para fazer críticas

Sem espaços na Câmara para fazer o debate político, a oposição de Assaré tenta vencer o isolamento, usando alternativas como as redes sociais. Hoje liderado pela vereadora Maria É e o cantor Canina do Forró, ambos recém filiados ao MDB, o grupo tenta emplacar um discurso contra a gestão do prefeito Libório leite (PSB). Apesar da base aliada do prefeito avaliar como legítima a posição, na Câmara, o discurso tem sido repelido pela maioria de aliados a Libório. Mesmo nas redes sociais, Maria É encontra dificuldades. É questionada pela falta de consistência das acusações. Por sua vez, Caninana tem evitado as críticas. O grupo sente a falta da liderança do ex-prefeito Evanderto Almeida, que aderiu a gestão Libório.

Chapa da oposição de Jardim está definida

Alvo de especulação e indefinida até 10 dias atrás, a chapa da oposição de Jardim está fechada. Nas redes sociais, dia 16, a pré-candidata do PDT, Cléa Luz, anunciou o nome da vereadora e vice-presidente da Câmara, Liliana Linhares, também do PDT. A chapa teve as bênçãos dos ex-prefeitos, Fernando Luz, tio de Cléa, e João Cláudio, marido de Liliana. A aliança trabalha o apoio integral do grupo de Liliana, já com as adesões da ex-vereadora Dolores Rocha e seu esposo, o ex-vereador de Juazeiro do Norte, José Barreto. O desafio para a articulação de Liliane e trazer Pequim Roriz, adversários históricos de Fernando Luz. Na base de oposição, a avaliação é que a adesão é uma questão de tempo.

Enquanto isso...

Ainda em Jardim, a chapa pura do PDT, com Cléa Luz e Liliana Linhares, deve enfrentar outra chapa pura, a do PT. No lado petista, os nomes dos médicos Antônio Coutinho e Jézica Costa formam a chapa governista.

Dr. Coutinho e Jézica são indicações do prefeito Aniziário Costa (PT) e terão forte apoio da base aliada do Governo. Espera-se, ainda, um confronto direto entre PT e PDT no Município, com as presenças de Camilo e Ciro.

Em Campos Sales, a oposição, liderada pelo ex-prefeito Moésio Loiola, recém filiado ao PSB, comemora o empenho declarado pelo senador Cid Gomes, que coloca a disputa no Município como prioritária para o partido.

A disputa de Campos Sales confrontará ex-aliados local e aliados estadual. Moésio foi o principal apoiador do prefeito João Luiz, em 2020. Hoje no PT, João Luiz espera a presença do ministro Camilo Santana (PT).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ