Jornal do Cariri
Em clima de despedida, Camilo entrega grandes obras no Cariri
Foto: Nívia Uchôa e Tatiana Fortes
29/03/22 0:00

Prestes a deixar o cargo para concorrer a uma vaga de senador, o governador Camilo Santana (PT) segue uma rotina intensa de inaugurações e assinaturas de ordens de serviço para obras na região do Cariri, com destaque para o triângulo Crajubar, que compreende as cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Nesta segunda-feira (28), o governador voltou ao Cariri para inaugurar a Arena Romeirão, maior do interior do Nordeste, e o Teleférico do Horto, que recebeu o nome do Monsenhor Murilo de Sá Barreto. Na próxima sexta-feira (1º), Camilo estará em Crato, encerrando suas atividades enquanto governador do Ceará, para inaugurar o Centro Cultural do Cariri.

Camilo deixa o cargo no dia 02, quando se desincompatibilizará. Assumirá o Abolição a vice-governadora Izolda Cela. Entre os dias 8 e 28 de março, em Juazeiro do Norte, foram entregues a Casa da Mulher Cearense, a terceira etapa do Anel Viário, o Teleférico do Horto e a Arena Romeirão. Ao todo, as obras custaram cerca de R$ 180 milhões em investimentos. Em apenas 20 dias, foram quatro grandes obras e outras assinaturas de ordens de serviço que devem impulsionar o turismo na região.

Durante a inauguração do Teleférico, Camilo destacou a importância da obra para o turismo religioso e para o fortalecimento da economia regional. De acordo com caririrense, a obra servirá para atrair mais visitantes, fortalecendo o roteiro turístico da região. No mesmo dia, ele inaugurou a Arena Romeirão [Ver página 8, editoria Apito]. O prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra (Podemos), ressaltou a importância de se ter um governador comprometido com a região para impulsionar o desenvolvimento. O prefeito de Crato, Zé Ailton Brasil (PT), também ressaltou, durante a inauguração, a satisfação em ter um governador do Cariri, que trabalha pelo seu povo. Zé Ailton recepcionará Camilo na sua última agenda à frente do Governo do Estado, na próxima sexta-feira.

Importante para a infraestrutura das três maiores cidades da região, o Anel Viário teve sua primeira etapa entregue ainda em 2017, sendo considerada uma das mais importantes realizações do Governo Camilo. No domingo (27), o governador foi a Santana do Cariri para assinar a ordem de serviço e iniciar as obras do complexo e monumento em homenagem a Menina Benigna, considerada mártir da castidade. A jovem Benigna é a primeira beata cearense. No mesmo dia, Camilo foi a Aurora entregar mais um batalhão do BPRaio, a 60ª inaugurada no Estado desde o início da sua gestão em janeiro de 2015.

No último dia 15 de fevereiro, Camilo esteve em Crato para entregar o primeiro curso de Medicina do Município, pela Universidade Regional do Cariri (Urca) e a expansão do ensino superior para mais 23 municípios. Na solenidade, lembrou o empenho das forças políticas da região, que cobraram a implantação do curso junto ao seu Governo, e disse ter sido essa uma realização pessoal.

Se considerados os equipamentos entregues nos últimos três meses, o número salta consideravelmente. Neste período, Camilo entregou, ainda, as obras de infraestrutura da estrada que liga a sede do município de Assaré à Serra de Santana, onde fica a casa do poeta Patativa do Assaré. Junto ao governador, o prefeito Libório Leite (PDT) destacou a importância da obra para o turismo local.

Turismo e infraestrutura, casados ao fortalecimento das economias locais, foram parte das prioridades do Governo Camilo no Cariri, sem deixar de lado os investimentos em educação, cultura, saúde e segurança. O exemplo veio das cidades de Barbalha, que recebeu o primeiro Complexo Mais Infância do interior do Estado, que deve atender mais de 800 pessoas mensalmente, com lazer e capacitação profissional. Em novembro de 2021, Camilo inaugurou o Complexo Ambiental Mirante do Caldas, importante obra que também contempla o turismo regional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ