Elmano endurece discurso com oposição e garante estar pronto para enfrentar Ciro
Governador Elmano descarta desistir para apoiar à candidatura de Camilo Santana
Foto: Redes Sociais.
Donizete Arruda
23/12/25 0:00



O governador Elmano não admite a possibilidade dele não disputar um novo mandato nas eleições de 2026 no Ceará. A experiência vivida em 2022, quando impediram à reeleição da governadora Izolda Cela, não será repetida. Essa decisão já está tomada e tem o aval do próprio Elmano, beneficiado por uma nova candidatura, onde ele confia na avaliação de seu governo pelas dezenas de entregas realizadas ao longos do seu mandato, como também do ministro da Educação, Camilo Santana, favorável a mais quatro anos para Elmano. No último sábado (20), durante reunião do seu secretariado, governador Elmano sepultou qualquer chance dele não ser o candidato do PT ao Abolição: “ Eu não sei exatamente como a oposição virá. Pode ser com um nome mais forte, ou com um nome menos forte. Mas é fato que o nome que virá, vai ter que enfrentar esse conjunto de entregas, que nós fizemos e estamos fazendo. E vai ter que enfrentar esse conjunto de entregas, com 180 prefeitos, 36 deputados, uma pancada de vereadores e todo movimento social que esse Estado tem, no nosso lado. Governador Elmano descarta desistir para apoiar à candidatura de Camilo Santana, movimento idealizado pelo Planalto”. Elmano nem discute outra opção que não seja ele o candidato a governador do Ceará.


Lula quer discutir com Camilo eleições no Ceará

O presidente Lula confirmou que quer marcar uma conversa reservada com o ministro da Educação, Camilo Santana, com uma pauta única: a eleição do ano que vem. Segundo publicou o jornal carioca OGLOBO, no sábado (20), “o que está por trás da indireta de Lula a Camilo são pesquisas divulgadas recentemente no Ceará”, onde o desempenho de Ciro Gomes surpreende e até lidera como mostrou a pesquisa do Instituto Paraná - Jornal do Cariri- RedePlus - CN7. Lula quer saber mais detalhes de Camilo sobre dados da pesquisa Paraná, que apontou que Ciro vence Elmano, mas é derrotado pelo ministro Camilo, eleito senador em 2022, que aparece como o único capaz de vencer Ciro. Elmano vem tentando aumentar a sua popularidade com um discurso mais linha-dura na área da segurança. E tem intensificado o número de compromissos por todo o Ceará, todos os dias da semana. Essa estratégia junto com R$5,4 bilhões de investimentos em 2026, serão as armas de Elmano para garantir a sua candidatura à reeleição e a sua vitória contra Ciro Gomes. Essa matéria foi originalmente publicada pela newsletter Todo Dia, do Jornal do Cariri.

Elmano vai investir pesado para crescer no Cariri
 
Muito bem votado na região do Cariri nas eleições de 2022, e com um governo aprovado por mais 50% dos caririenses, o governador Elmano quer dar a arrancada para seu segundo mandato a partir da região. Essa é a posição defendida pela cúpula do governo de Elmano, que passa pelo ministro Camilo e pelo secretário da Casa Civil, Chagas Vieira. E sem tempo a perder, Elmano decidiu estar presente em um evento da Secretaria do Trabalho (SET), na tarde desta terça (23), que lançará o programa VaiVem Cariri. A iniciativa será apresentada em solenidade oficial, no Vapt Vupt de Juazeiro do Norte, colado ao Centro Administrativo da Prefeitura de Juazeiro. Para o lançamento do VaiVem Cariri, já garantiram presença deputados estaduais, vereadores locais e prefeitos da região. O prefeito Glêdson deve ser a ausência, motivado pelas últimas crises envolvendo os dois, além de ser o principal nome da oposição no Cariri. O convite para o lançamento aponta que o “VaiVem Cariri integra as ações do Estado voltadas à ampliação do acesso a direitos, à mobilidade e ao fortalecimento das políticas públicas de trabalho e renda na região do Cariri”.


Mudança na direção da Federação favorece Moses

O presidente nacional da federação União Progressista (UPb), Antonio Rueda, ameaça promover uma virada de rumo no partido. O presidente do União Brasil, Capitão Wagner, que assumiria também o comando da federação, deve ser afastado da direção do União e não mais assumirá a federação UPb. Por decisão do presidente Antonio Rueda, segundo informou os deputados Moses Rodrigues e Fernanda Pessoa, Moses será alçado à direção da federação UPb. Fernanda Pessoa ficará na vaga de Capitão Wagner no União. Outra mudança prevista para ser ainda oficializada: a UPb não apoiará mais à candidatura de Ciro Gomes governador. A federação irá aderir à base do governador Elmano. Com essa adesão, muda totalmente o cenário para a escolha dos dois candidatos a senador. Uma das vagas continua sendo de Cid Gomes. Hoje, Cid está mais propenso a ser ele o candidato, do que desistir para apoiar deputado Júnior Mano. A segunda vaga deve ser do deputado Moses Rodrigues. A se confirmar Moses senador, sobram José Guimarães, Eunício Oliveira e Chiquinho Feitosa. Os três insistem em ser eles o segundo senador. A ser verdade, Sobral pode ter os dois candidatos ao Senado.
 
Glêdson banca lei anticrime voltada à cultura
 
Aprovada, inicialmente, pela ampla maioria da classe política local, a lei anti-Oruam, sancionada pelo prefeito Glêdson, que proíbe o município de contratar artistas que façam apologia ao crime organizado e o uso de drogas, foi recebida com ressalvas pela oposição na Câmara de Juazeiro. O argumento dos artistas é que a arte não tem compromissos com temas sociais ou de segurança. A lei, de autoria do vereador Boaz de Bolsonaro (PL), foi publicada no Diário Oficial do Município na quinta (19) e, a partir de agora, contratos para eventos com recursos da Prefeitura deverão conter uma cláusula proibindo as citações ao crime e uso de drogas. Em caso de descumprimento, a lei estabelece multa equivalente de 100% do valor contratado. E aí, as críticas da oposição. A lei diz, apenas, que o montante arrecadado deverá ser destinado ao Ensino Fundamental da Rede Municipal de Juazeiro, sem deixar claro se o dinheiro será depositado em fundo ou direto nos cofres públicos. Essa dúvida gerou críticas dos opositores. A oposição promete abordar o tema no retorno do recesso.
 
Onélia Santana recebe Título de Cidadã do Crato
 
A ex-primeira-dama do Ceará e conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), Onélia Santana, recebeu uma grande homenagem da Câmara do Crato, na noite da sexta (19). A conselheira recebeu o título de cidadã cratense, em uma solenidade muito prestigiada, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA). Autoridades, como o prefeito do Crato, André Barreto (PT), e o reitor da URCA, Carlos Kleber, estiveram presentes. A honraria foi entregue pelo vereador Fernando Brasil, autor do projeto, o presidente Matheus Leite e o prefeito André Barreto. Satisfeita, Onélia disse estar muito feliz com a honraria. Aos amigos e políticos presentes, Onélia justificou a ausência do ministro Camilo Santana, na agenda muito intensa em Brasília. Indagada sobre as previsões dela pode se tornar primeira-dama do Brasil, com uma candidatura presidencial de Camilo, Onélia desconversou e apenas agradeceu: “Agradeço à Câmara Municipal do Crato pela honraria e pelo belíssimo evento. Ao querido povo do Crato, minha eterna gratidão”, disse.


 

Disse me disse…

O secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, confirmou que estará se desincompatibilizando no próximo dia 02 de abril. Estará pronto para ser candidato numa das vagas ao Senado, ou a vice-governador.

A vice-governadora Jade Romero está ciente que não disputará à reeleição ao lado do governador Elmano. Deve ser candidata à Câmara Federal e espera ser votada por aliados do Abolição também no Cariri.

A vaga do MDB na chapa majoritária do governador Elmano, se for dada ao partido, será do deputado Eunício Oliveira, que pretende retornar ao Senado Federal.

José Guimarães repetiu, no final de semana, não ser mais candidato a deputado federal. Quer ser senador. Até liberou alguns colégios para o colega Zé Airton Cirilo, que declarou o seu apoio, na região do Cariri.
 
A nova Direção do PT de Juazeiro do Norte já está rachada. O novo presidente, Rafael Silva, está sendo criticado por usar o cargo em benefício próprio. Pleiteia cargo no Governo e quer fazer indicações.
 
Rafael tem recebido críticas do seu grupo, por articular o fortalecimento de uma Organização Não Governamental para se beneficiar com projetos sociais do governo do Estado e Federal. A se conferir ser verdadeira essa crítica, que pode ser apenas disputa política, antes da hora, pois eleições ainda demoram.
 
No Crato, o vereador Jader dos Irmãos assumiu a coordenação da Iluminação Pública, setor muito criticado nos últimos dias. A indicação quase passa despercebido, não fosse a oposição.
 
Para a oposição, Jader tenta fugir de processo por nepotismo. Como vereador, indicou a cargos públicos a filha, o genro e a mulher. Uma ação já está sendo preparada para o retorno da Justiça.

Desculpe a ignorância, quem tem coragem de apostar que o governador Elmano vai abrir mão de disputar a sua reeleição ao Abolição?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE