JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Elmano e Camilo vão ter de carregar Lula em 2026
19/08/25 0:00

Quem imaginaria que esse dia chegaria? Nenhum petista cearense, muito menos o presidente Lula. Porém, essa data chegou. Pesquisas internas do Abolição revelam que a popularidade do governador Elmano no Estado disparou, superando taxas de aprovação superiores a 70%, inclusive no Cariri. Em contrapartida, a aprovação do presidente Lula patina. Hoje, Lula já não é mais a unanimidade das últimas três eleições, que ele conseguir sair vitorioso e ocupar o Planalto. Anteriormente, Lula era o puxador de votos no Ceará. Sozinho, definia eleições e fazia a diferença. Quem esquece que o seu apoio foi decisivo para a vitória de Cid Gomes contra o governador Lúcio Alcântara, em 2006. Só que agora, esse quadro mudou. Mesmo com todo esforço da comunicação do governo Lula e as tentativas do Governo Elmano de fazer eventos políticos casados, ressaltando as obras federais no Estado, a credibilidade de Lula empacou. A consequência disso é que, no cenário atual, o governador Elmano e o ministro Camilo Santana, que se desincompatibiliza em abril de 2026, terão de garantir à reeleição do Governador, em aliança inseparável para assegurar também a vitória de Lula no Ceará. Para vencer e conquistar o quarto mandato, presidente Lula precisa obter mais de 70% dos votos dos cearenses. Hoje, esse número está bem distante, daí o empenho de Elmano e Camilo para levar Lula junto, na campanha eleitoral do ano que vem.

Yury administra emendas de comissão

Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Yury do Paredão tem sido cobrado pela rapidez com que aprovou a liberação de R$ 279 milhões, beneficiando 304 municípios brasileiros. A aprovação na Comissão, segundo publicou o jornal carioca OGLOBO, durou 20 segundos. Registre-se que essa metodologia usada não foi exclusividade da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Esse movimento e velocidade semelhantes também foram seguidos por outras  comissões técnicas da Câmara dos Deputados. A cobrança que está sendo feita aos presidentes de comissões, inclusive ao deputado Yury do Paredão, é que esses colegiados deram aval ao repasse, entretanto, na decisão, não foram informados os valores nem os deputados responsáveis pelas indicações, conforme estabelece a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O STF impôs uma série de exigências sobre transparência na alocação dessas emendas parlamentares de comissões. Yury do Paredão não confirmou os municípios do Ceará que irão receber recursos dessas emendas oriundas da Comissão de Desenvolvimento Urbano. “A votação ocorreu como sempre. As emendas foram aprovadas por unanimidade simbolicamente” justificou Yury do Paredão.

Glêdson já admite indicar a vice de Ciro Gomes

Mesmo não tendo comparecido ao aniversário do ex-prefeito Roberto Cláudio, na última sexta (15), quando Ciro Gomes admitiu publicamente estar pronto para ser candidato ao Governo do Ceará, o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, ficou empolgado com o evento que representou um pré-lançamento de uma candidatura de oposição ao PT nas eleições de 2026. Glêdson foi taxativo ao decidir que aceita até participar da composição da chapa majoritária: “há uma vontade para que o Cariri esteja representado na chapa majoritária. Neste cenário que se desenha, precisamos ir com a força máxima do Ceará e do Cariri”, disparou Glêdson. É desejo de Ciro Gomes que o Cariri tenha uma presença com destaque, indicando um nome para vice-governador, ou um candidato(a) para o Senado. Quem sobe de cotação para ser a ungida na chapa de oposição é a primeira dama de Juazeiro, Sandrinha Bezerra. Glêdson não esteve no evento de aniversário em Capristano, mas confessou estar conversando com Roberto Cláudio e Ciro, sobre o futuro político do Ceará. Glêdson sabe que se aceitar compor na aliança com Ciro, não poderá permanecer no Podemos, pois o seu atual partido é da base do governador Elmano. Ou se filiará ao PSDB, ou ao PL, ou à federação União Progressista, se ela continuar na oposição.

Ciro quer distância de Cid nas eleições de 2026

A relação de respeito entre os irmãos Ciro e Cid Gomes acabou. E esse distanciamento parece não ter volta. Cid está empenhado em garantir um novo mandato do governador Elmano Freitas à frente do Abolição, além de emplacar seu aliado Júnior Mano, como seu substituto no Senado Federal. Cid rejeita qualquer resistência  ao nome de Júnior Mano e refuta vetos por seu preferido enfrentar investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), por supostos desvios dos recursos de emendas parlamentares. Ciente dessa defesa intransigente do nome de Júnior Mano, Ciro foi cáustico com seu irmão e crítico com o aliado dele, Júnior Mano. Não o poupou acusando-o de precisar se explicar. Quanto a Cid, Ciro foi direto: “Eu quero que Cid seja feliz. Eu vou defender o Ceará. Ele (Cid) está do lado errado”. Apesar de não contar com o apoio de Cid a uma eventual candidatura ao Governo do Ceará, Ciro explicou que o lançamento de uma candidatura a governador, sua ou de Roberto Cláudio, tem um extenso calendário a ser cumprido. E disse estar pronto para embate eleitoral com o PT: “É pra encarar. Eu vou encarar, qualquer que seja a tarefa. Os políticos querem antecipar o futuro. Nós estamos há muito mais de ano. Temos de acreditar no nosso povo. Que a nossa gente bote a mão na cabeça e tenha um juízo de valor sobre o que está acontecendo no nosso Estado”.

Felipe Vasques quer discutir futuro em Podcast

O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Felipe Vasques (Agir), iniciou um projeto de discussão sobre o futuro do Cariri. O Podcast “A cara do futuro” estreou no último dia 13, fazendo um bate-papo entre políticos e humoristas locais. Mas, pelo menos no primeiro episódio, a boa e bem intencionada ideia acabou dando espaço a um tensionamento político, por parte dos convidados, os vereadores Barbosa Neto e Lukão. Também foi constatado que o debate por parte dos humoristas pecou pela carência de qualidade. Felipe até tentou levantar a discussão, contudo não foi acompanhado pelos convidados, interessados em outros assuntos. No próximo episódio é interessante que o presidente Felipe encontre debatedores que estejam comprometidos com a proposta do tema sobre o futuro do Cariri. Esse primeiro podcast deve servir de lição para os próximos. Ressalte-se, que é importante dizer que a proposta de debater o Cariri é interessante e merece apoio.

Yury responde a Lukão sem brigas e com categoria

No Podcast do presidente da Câmara de Juazeiro, Felipe Vasques (Agir), o vereador Lukão (PSDB) disparou contra o deputado federal Yury do Paredão (MDB). Lukão disse que Yury não tinha contribuído em nada com o desenvolvimento de Juazeiro e do Cariri. A afirmação repercutiu e a resposta de Yury veio logo no sábado (16), em entrevista a uma emissora de rádio juazeirense. Yury rebateu o vereador Lukão de forma direta: não sou político de ficar nas redes sociais, mentindo e fazendo propaganda enganosa. Disse que tem trabalhado e conseguiu articular recursos para todo o Cariri e o Ceará. Apresentou números que, segundo Yury, desmentem as declarações de Lukão. Yury alegou que já fez muito mais do que a maioria dos que foram votados na região. Na entrevista, o deputado Yury ainda defendeu a permanência de Glêdson Bezerra na Prefeitura de Juazeiro. Mesmo sendo da base aliada do governador Elmano de Freitas, Yury ressaltou como perseguição os processos contra o prefeito juazeirense.

Disse me disse…

O prefeito Guilherme Saraiva (PT) tem comandado as atividades da Semana do Município de Barbalha. Na semana anterior, o prefeito anunciou a liberação de recursos para os três hospitais.

Nos últimos dias, Barbalha presenciou inaugurações, ações em vários setores, além de shows para comemorar os 179 anos de emancipação. A festa vai durar toda a semana.

O presidente da Câmara do Crato, Matheus Leite (PDT), esteve no Palácio do Abolição, onde foi recebido pelo chefe da Casa Civil, Chagas Vieira. Na pauta oficial, o desenvolvimento do Crato.

A visita foi articulada pelo ex-prefeito Zé Ailton Brasil, hoje secretário executivo dos Recursos Hídricos. Na pauta real, a busca por um denominador para o discurso de municipalização da Expocrato.

José Guimarães retornou as suas atividades parlamentares na liderança do governo Lula, após delicada cirurgia cirúrgica.

Diz que espera, já no mês de setembro, retomar suas viagens pelo Ceará, para viabilizar a sua candidatura ao Senado. Insiste em dizer que não é candidato a deputado federal.

Médico Aloísio Brasil espera definir - após a definição da federação União Progressista, que será oficializada nesta terça (19), em Brasília - o seu rumo eleitoral: ser candidato a deputado estadual ou se concorre à Câmara Federal.

Desculpe a ignorância, vai pegar fogo a disputa eleitoral do Ceará em 2026, entre o ministro Camilo e Ciro Gomes?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE