JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Elmano defende que PT mude abordagem no combate ao crime organizado
27/05/25 0:00

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, está em guerra com as facções no Ceará. Nesse confronto, Elmano cobrou que o PT, partido a qual é filiado, e a esquerda brasileira em geral, revejam com urgência a metrologia que têm sobre algumas pautas emergentes na sociedade. Durante entrevista concedida ao programa Canal Livre, neste domingo (25), na Band TV, Elmano citou como assuntos que precisam de uma maior atenção do governo do

presidente e dos governadores de esquerda no Brasil, o trabalho informal e o enfrentamento ao crime organizado. "Na esquerda, elegemos pautas como prioridade que deveríamos atualizar com outros temas. Temos, no Brasil, um mundo de pequenos empreendedores, pessoas que buscam ganhar suas vidas no mercado informal. Estão trabalhando de maneiras intensas para isso e nós da esquerda elaboramos poucas políticas públicas para este setor. Temos assuntos como a segurança, em que precisamos reconhecer que nossas propostas são insuficientes para o enfrentamento contra as organizações criminosas", afirmou o Governador.

Prioridade para Elmano é derrotar as facções

Focado no combate sem tréguas às facções no Ceará - PCC, CV, GDE e Massa - o governador Elmano disse, à BandTV, acreditar que houve um aumento da "descrença na política, para a direita e para a esquerda". Admitiu que a esquerda "diminuiu a sua capacidade de mobilização, mas mantém uma capacidade eleitoral significativa". Nesse cenário de divisão no país, Elmano acredita que é ainda possível se construir um grande pacto nacional para derrotar o crime organizado no País. Segundo Elmano, “ se o governo Lula assinasse junto com a PEC da Segurança, apresentada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowisk, outras medidas que os governadores sugeriram ao governo federal, como a mudança da lei de progressão de pena, alteração na lei de lavagem de dinheiro ou o fortalecimento do COAF, poderia haver uma grande unidade nacional do enfrentamento ao crime organizado no Brasil. “ Sobre a política econômica, Elmano ressaltou, que “ o discurso do PT avançou na colaboração do Estado com o setor privado, para garantir uma situação de segurança jurídica, aumentando o investimento privado produtivo para gerar emprego e renda. E assim derrotar a violência”.

Camilo rifa Guimarães como candidato ao Senado

O ministro Camilo Santana cumpriu agenda nesta segunda(26), em Fortaleza. Ao conceder uma entrevista à TV Verdes Mares, Camilo ressaltou que “cada partido tem suas intenções, seus objetivos. Tem partido que quer uma vaga na chapa majoritária. E tem partido que quer lançar um nome a uma vaga como senador". Sobre esses candidatos a senador , Camilo disse: “Temos duas vagas para o Senado. A única vaga que está garantida é a do governador Elmano, que tem direito à reeleição. “Daí, temos a vaga de vice-governador e dois candidatos a senador." E continuou: “vamos tentar construir, com esse conjunto de partidos, a ocupação desses espaços, com candidaturas que sejam viáveis, que tenham condições de ir para uma boa disputa, porque não será uma disputa fácil, e falo isso ao nível nacional, pela polarização que a gente tem no Brasil, nas eleições de 2026". Ainda sobre a escolha de nomes, Camilo defendeu uma descentralização do poder, para contemplar as demais forças no Estado. "Acho que o PT não pode ter tudo também. Na chapa, já temos o governador. Então, precisamos dividir os outros espaços com os nossos aliados", declarou, ponderando que essa movimentação deve ser feita com "responsabilidade e diálogo".

Chagas Vieira surge como opção para senador

Há uma relação enorme de candidatos querendo ser um dos 02 indicados para compor a chapa do governador Elmano. Segundo Camilo disse, hoje (26), em entrevista à afiliada da Rede Globo no Ceará, há pelo menos 07 nomes trabalhando para se viabilizar candidato. A lista é liderada por uma novidade na política, o secretário da Casa Civil do Governo, Chagas Vieira. Quem não recua apesar do veto de Camilo e insiste em ser candidato é o deputado federal José Guimarães. Quem quer voltar ao Senado, e acredita ser um dos ungidos por Camilo e Elmano é o deputado federal Eunício Oliveira. Em campanha para ser senador está Chiquinho Feitosa. O candidato que tem a preferência de Camilo, mas alega não ser candidato à reeleição, é o senadorCid Gomes, que tem o seu candidato e não aceita veto: o deputado federal Junior Mano. Surgiu uma sétima candidata, Luizianne Lins, que não tem a simpatia de Camilo. Mesmo não revelando, o nome preferido de Camilo é o secretário Chagas Vieira, que ganhou elogios: “ é um grande quadro da política cearense". Prosseguiu: “ Chagas precisa de estímulo. Às vezes, ele não tem essa disposição tão grande de ir para uma eleição como candidato, é necessário apoiá-lo a entrar na política”. Cid não esconde a preferência por Júnior Mano. Camilo por Chagas Vieira. Correndo por fora, há Eunício, Chiquinho e um resistente Guimarães.

 Camilo vem ao Cariri anunciar obras 

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), virá ao Cariri na sexta-feira (02), quando assinará a ordem de serviço para o Hospital Veterinário da UFCA no Cariri. A expectativa é que sejam anunciadas, ainda, uma série de obras do Governo Federal para a educação na região. A obra do Hospital, ligado ao Ministério da Educação, contemplará toda a região do Cariri. Mas, antes de chegar ao Cariri, Camilo desembarcou em Fortaleza, nesta segunda-feira (26), onde participou de evento de lançamento do programa 'Ceará Sem Fome', do Governo do Estado, liderado pela 1ª Dama, Lia Freitas. Camilo veio acompanhado da primeira-dama do País, Rosângela da Silva, a Janja Silva. Logo após o evento, Camilo embarcou para o Cariri, onde permanecerá até a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha. No Cariri, há uma forte movimentação política em torno do ministro, para a tomada de algumas decisões relacionadas à eleição interna do PT e a eleição do próximo ano. Camilo desembarca no Cariri, após ter formado junto com o governador Elmano e o deputado José Guimarães, um acordo para reconduzir Antônio Conin ao cargo de presidente estadual do PT. Todavia, quem controlará o PT-Ceará será Campo Popular, tendência de Camilo e Elmano.

Bender prestigia Glêdson em entrevista com imprensa 

Gerou muitas especulações e perguntas, sobre o que o empresário Gilmar Bender estava fazendo na coletiva de imprensa do prefeito Glêdson Bezerra, quando foram anunciados investimentos de R$ 100 milhões em infraestrutura. Bender rompeu com Glêdson antes da eleição de 2024, quando apoiou o deputado Fernando Santana para a Prefeitura de Juazeiro. Em troca, Bender indicou o genro e a filha para cargos no Governo do Estado. Durante a conversa com jornalistas, Bender elogiou a gestão Glêdson, num claro sinal de estender a mão ao prefeito de Juazeiro. A reação do prefeito Glêdson foi ignorar a presença do empresário. Entre os presentes, a versão sobre a ida de Gilmar Bender é que ele foi convencido pelo, também, empresário Ivo Alencar, proprietário da Construtora Coral, a comparecer. A Coral foi ganhadora de uma das licitações para pavimentação. Entretanto, para aumentar a crise de Bender com seus aliados do Abolição, em Juazeiro, Ivo Alencar não colocou os pés no evento do prefeito Glêdson. Essa ausência deixou Bender em xeque com a base governista, que não o perdoou e tratou de criticar sua atitude nas redes sociais. O vereador Marcio Joia chegou a qualificar a presença de traição.

Disse me disse… 

Senador Cid Gomes anunciou rompimento definitivo com irmão Ciro Gomes. Mesmo que Ciro dispute Abolição, Cid irá apoiar governador Elmano.

A vereadora Jaqueline Gouveia parece ter perdido o rumo das articulações políticas na Câmara. Sem rodeios, acusou a Casa de boicote a seus projetos.

Jaqueline garante que suas propostas não andam nas comissões da Casa. E garante: “eu conheço esse mundo,” ressaltando privilégios para alguns.

O desconforto com a ausência do deputado federal Yury do Paredão no Encontro do MDB, em Juazeiro do Norte, foi resolvido com tranquilidade.

Yury tinha um compromisso político agendado antes da confirmação do evento do partido no Cariri. A explicação foi direta ao presidente Eunício.

No Crato, o presidente da Câmara, Matheus Leite, tem comandado o enfrentamento com a oposição. Garante: tudo terá resposta.

Matheus respondeu ao suplente de deputado Aloísio Brasil, no debate sobre o papel da Câmara contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Desculpe a ignorância, Ciro Gomes se sente apunhalado de novo pelo irmão Cid Gomes, que ataca sua oposição ao PT?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE