Elmano abre ampla vantagem entre vereadores de Crato e Barbalha
No Crajubar, disputa fica polarizada entre pré-candidaturas de Elmano de Freitas (PT) e Ciro Gomes (PSDB)
Foto: Governo do Ceará
Madson Vagner
23/06/26 10:30

Com a proximidade das eleições deste ano, as definições eleitorais nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha avançam a passos largos, entre prefeitos e vereadores, na disputa ao Governo do Ceará. No Crajubar, a disputa fica polarizada entre as pré-candidaturas de Elmano de Freitas (PT), que disputa a reeleição, e Ciro Gomes (PSDB), principal nome da oposição. No confronto, Elmano leva ampla vantagem nos municípios de Barbalha e Crato, enquanto Ciro lidera em Juazeiro.

Com apoio do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) e do presidente da Câmara, Felipe Vasques (PSDB), Ciro lidera entre os vereadores de Juazeiro. Na Câmara, são 11 vereadores com apoios declarados a Ciro e seis a Elmano. Outros quatro parlamentares não declararam seu apoio. O município centraliza, ainda, a coordenação da pré-campanha da oposição na região do Cariri. Glêdson e Felipe comandam articulações e as ações.

Nos municípios de Crato e Barbalha, o governador Elmano tem ampla adesão dos vereadores. Sob o comando do prefeito Guilherme Saraiva (PT), em Barbalha, Elmano tem 11 dos 15 vereadores. Ciro fica com dois apoios e outros dois ainda demonstram indecisão. No Crato, com o apoio do prefeito André Barreto (PT), Elmano tem a maior vantagem do Crajubar. São 18 dos 19 vereadores na base governista.

Totalizando os apoios, o governador Elmano tem dois dos três prefeitos e 35 dos 55 vereadores do Crajubar. Ciro consegue o apoio do prefeito da maior cidade da região e 14 vereadores nos três municípios. Os parlamentares que ainda estão indecisos, não descartam fechar o apoio às pré-candidaturas ao governo nas próximas semanas.

Entre os deputados estaduais e federais, Elmano tem a totalidade dos apoios. Os estaduais Davi de Raimundão (MDB), Daniel Oliveira (MDB), Guilherme Landim (PSB) e Fernando Santana (PT) fazem parte da base aliada. A mesma posição é percebida entre os federais Eunício Oliveira (MDB), Yury do Paredão (MDB) e Idilvan Alencar (PSB).

As convenções acontecem de 20 de julho a 5 de agosto. As campanhas iniciam em 16 de agosto e a eleição será no dia 4 de outubro, primeiro turno, e 28 de outubro, em segundo turno.

Abolição: como votam os vereadores:

Crato

Lourdes de Carlim (PT) – Elmano

Fernando Brasil (PDT) – Elmano

Matheus Leite (PDT) – Elmano

Thiago Esmeraldo (PP) – Elmano

Nagila Coriolano (Avante) – Elmano

Luís Carlos (PT) – Elmano

Júnior da Cachoeira (Mobiliza) – Elmano

Jader dos Irmãos (DC) – Elmano

Dieguim das Topik (União) – Elmano

Tancreto Ribeiro (PT) – Elmano

Marquim do Povão (Agir) – Elmano

Wilson do Rosto (PSB) – Elmano

Tota Lobo (PT) – Elmano

Júnior Tavares (DC) – Elmano

Thiago Gomes (União) – Ciro

Ariza Silva (PP) – Elmano

Nando Bezerra (PSB) – Elmano

Alex Saraiva (PSB) – Elmano

Humberto Teles (Mobiliza) – Elmano

Juazeiro do Norte

Felipe Vasques (PSDB) – Ciro

Lukão (PSDB) – Ciro

Chagas Moura (PSD) – Ciro

Vinícius Duarte (PSD) – (?)

Jullian de Cielio (PSB) – Ciro

Rita Monteiro (PSB) – (?)

Cicinho Cabeleireiro (PSD) – (?)

Jacqueline Gouveia (MDB) – Elmano

Capitão Vieira (MDB) – Elmano

Raimundo Jr (MDB) – Elmano

Auricelia Bezerra (PSB) – Ciro

Cleilson Móveis (AGIR) – (?)

Rafael Cearense (PODE) – Ciro

Alexandre Sobreira (DC) – Ciro

Márcio Joias (PRD) – Elmano

Barbosa Neto (PT) – Elmano

Bilinha (PT) – Elmano

Professora PG (Pode) – Ciro

Boaz das Rotatórias (PL) – Ciro

Vandinho Pereira (PP) – Ciro

Badú (Mobiliza) – Ciro

Barbalha

André Feitosa (PSB) – Elmano

Dorivan Amaro (PT) – Elmano

Professor Ilánio (PSB) – Elmano

Odair Matos (PT) – Elmano

Cicero Show (PSB) – Elmano

Marcelo Júnior (PT) – Elmano

Gely o Hospital (Republicanos) – Elmano

Antônio Ferreira (PCdoB) – Elmano

Alex Daniel (PT) – Elmano

Rildo Teles (União) – (?)

Antenor Amorim (PDT) – Ciro

Mateus Saraiva (PSDB) – Ciro

Capitão Marcus (Republicanos) – Elmano

Joanes Sampaio (PSDB) – (?) Epitácio Cruz (Republicanos) – Elmano

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE