Eleições municipais refletirão na escolha do próximo presidente
Lula e Bolsonaro protagonizaram polarização no Brasil
Foto: Aloisio Mauricio/ Foto Arena/ Estadão Conteúdo
Robson Roque
17/01/24 15:00

Diante de questões ideológicas ainda pendentes, desde o pleito de 2022, os caririenses voltarão às urnas, no dia 06 de outubro, para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 29 municípios. A polarização política capitalizada pelo atual presidente Lula da Silva (PT) e pelo anterior, Jair Bolsonaro (PL), não se refletirá nas eleições deste ano no Cariri. Apesar disso, o pleito deste ano será fundamental para a escolha do próximo presidente da República, em 2026.  

A análise é feita pelo cientista político caririense, Roberto Siebra, que ressalta que a polarização sempre existiu no Brasil e será uma característica fundamental para as eleições deste ano, repercutindo diretamente no próximo pleito presidencial. Os processos eleitorais marcados pela polarização, no entanto, ocorrerão de maneiras diferentes em cada região do país, sendo mais acentuada nas grandes cidades e regiões metropolitanas. 

“As eleições municipais são um balizador fundamental para a próxima eleição para presidente da República”, argumenta. No interior dos Estados, entretanto, as campanhas eleitorais serão caracterizadas pelas particularidades das questões locais, “porque toda eleição diz respeito às conveniências mais individuais e, muitas vezes, esses grandes processos de polarização não estão presentes”, considera. 

O pleito será um teste para os dois principais líderes políticos do país. Tanto Lula quanto Bolsonaro articulam suas bases e, inclusive, pretendem visitar a região do Cariri em campanha em favor de aliados. Será a primeira eleição do ex-presidente fora do poder, enquanto o Partido dos Trabalhadores teve seu pior desempenho em eleições municipais quatro anos atrás. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE