Eleições de mesas diretoras movimentam câmaras do Crajubar
Discussões avançam para eleger novos presidentes das câmaras
Foto: Josimar Segundo
Madson Vagner
05/11/24 0:00

Articulações políticas movimentam as disputas pelas novas mesas diretoras das câmaras de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. As eleições definirão os presidentes dos legislativos municipais para o biênio 2025/2026.

Mais perto de uma definição, Juazeiro do Norte tem como favorito o vereador Felipe Vasques (Agir) para assumir a presidência a partir de janeiro de 2025. Felipe tem se articulado com 13 dos 21 vereadores, incluindo a base eleita pelo prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), que conta com seis nomes, entre eleitos e reeleito.

Na oposição, os nomes de Capitão Vieira Neto (MDB) e Márcio Joia (PRD) tentam fazer uma discussão com os nomes ligados a base do governo do estado no município. Vieira diz que articula uma reunião com os vereadores do PT, para iniciar um trabalho de convencimento. Atual presidente, Vieira garante que só vai à disputa se tiver chance de vitória.

No Crato, depois de aprovar um Projeto de Lei, no dia 22 de outubro, que estabelece votação secreta para escolha da nova mesa, a própria Câmara contestou o projeto. A iniciativa, de autoria do presidente Florisval Coriolano (PRTB), é defendida por Alex Saraiva (PSB), que avaliou o processo como dentro da legalidade. Alex é candidato a presidente.

O fato novo é que a votação do dia 22 pode ser anulada, por falta de assinaturas no parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Das três assinaturas necessárias, o documento tem apenas uma. O vereador Luiz Carlos (PT), defensor da candidatura do vereador Matheus Leite (PDT), disse que a base recorrerá à Justiça, se necessário, para anular o projeto.

Uma reunião da base aliada, no dia 25 de outubro, com a presença do prefeito eleito André Barreto (PT), confirmou o apoio de 11 dos 19 vereadores a candidatura de Matheus Leite à presidência da Casa. A base vê na votação secreta uma tentativa de desestabilizar os votos já articulados para Matheus.

No momento, a disputa pela presidência da Câmara de Barbalha é a mais tranquila. Entendendo suas limitações em fazer a presidência da Câmara, com a minoria das cadeiras, a oposição avalia marcar posição entre os indicados pela base do prefeito Guilherme Saraiva (PT). A base aliada tem a maioria dos vereadores e marcha unida para fazer a mesa.

Disputam a preferência dos colegas os vereadores André Feitosa (PSB), atual vice-presidente; professor Ilánio (PSB), líder do prefeito Guilherme; e Dorivan Amaro, presidente do PT. Os novos vereadores assumem e elegem as novas mesas diretoras em 1º de janeiro de 2025.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ