Jornal do Cariri
Eleição histórica
Madson Vagner
17/11/20 0:00

O ex-prefeito de Antonina do Norte, Antônio Filho, do PDT, se confirma como a maior liderança política do Município. O pedetista venceu a eleição com o maior números de candidatos dos últimos anos. Antonina teve cinco candidatos, entre eles o atual prefeito interino Orlando Rufino, do PSD, e o ex-prefeito Iteildo Roque, do PSDB, além de Dr. Francisco, do MDB, segundo colocado, e Edivan Mota, do PTB, último colocado. Os quatro ficaram atrás de Antônio Filho, que venceu com mais de 45% dos votos. Antônio Filho assumirá seu terceiro mandado, sendo o responsável pela eleição do ex-prefeito Evandro Arrais, que rompeu com o grupo e acabou inviabilizado para a disputa. Evandro apoiou Orlando Rufino, que ocupava a presidência da Câmara e chegou a prefeitura com o afastamento do próprio Evandro. Antônio Filho venceu sua quarta eleição para prefeito.

Cai uma oligarquia

Depois de mais de 30 anos de poder em Aurora, a oligarquia dos Macedo cai frente a nova liderança da oposição, Marcone Tavares, do PDT. O ex-prefeito Adailton Macedo, do MDB, perdeu depois de governar de fato o município por 12 anos. O grupo é ligado ao ex-prefeito de Juazeiro Norte, Raimundo Macedo, também do MDB, e tem como atual prefeito Júnior Macedo, que não disputou a reeleição. O outro nome da oposição, o ex-prefeito Carlos Macedo, do PSB, lançou a mulher Glória Maria, também do PSB, que teve 2,33% dos votos. Marcone é o candidato apoiado pelo governador Camilo Santana e venceu com 52,99% dos votos. Teve que derrotar primeiro Carlos Macedo, seu adversário da oposição que teve a menor votação da sua história política. Há quem avalie que será última eleição de Carlos Macedo em Aurora.

Cai um gigante

O empresário Deda Pereira, do PDT, conseguiu derrotar a maior liderança de Farias Brito, o ex-prefeito Vandevelder Freitas, do PCdoB. Vandevelder tentava seu quinto mandato, tendo eleito outros dois mandatos do atual prefeito Zé Maria. Caso vencesse, seria o sétimo mandato seguido, ou 28 anos à frente da Prefeitura. A disputa foi uma das mais acirradas da história, a ponto dos candidatos chegarem próximos das vias de fato, ao se encontrarem no domingo (15), dia da eleição. Vandevelder e Deda foram separados por apoiadores. A discussão e quase briga viralizou nas redes sociais e selou o clima tenso da eleição. A expectativa, agora, é para a gestão de Deda, que garante mudar tudo na gestão da cidade. Apesar de ser filiado ao PDT, Deda não teve o apoio do governador Camilo Santana. Há quem garanta que não terá diálogo com o Governo.

A grande surpresa

A grande surpresa desta eleição no Cariri foi o candidato do Psol em Potengi, Edson Veriato, que teve 58,89% dos votos. Sindicalista e considerado um dos candidatos mais humildes do Ceará, Veriato enfrentou e venceu a atual prefeita Alizandra Gomes, do PT, acusada de abuso de poder econômico e político. Veriato foi beneficiado com o racha no grupo hegemônico, liderado pelo ex-prefeito Samuel Carlos, do PSD, que acabou desistindo da candidatura no sábado (14) para apoiar Veriato. Samuel teria proposto uma aliança para Veriato apoiá-lo, mas não foi atendido e resolveu desistir com o único objetivo de derrotar Alizandra, a quem colocou no poder em 2016. Juntos, Psol e PSD fizeram a maioria da Câmara e a principal promessa de Veriato é romper com o atual modelo. Resta saber se Veriato vai fazer isso, depois do apoio de Samuel.

Derrota acachapante

A disputa em Salitre também foi decidida pelo rompimento do grupo hegemônico na política local. Há 16 anos no poder, o grupo liderado pelo ex-prefeito Agenor Ribeiro acabou rachando. Impugnado pela Justiça, Agenor resolveu passar por cima do grupo e bancar a candidatura do irmão, conhecido como Maninho. A decisão acabou confrontando a maioria do grupo, incluindo o atual prefeito Rondilson Ribeiro, do PT, que defendia o nome de Edicarlos Dias, também impugnado. Rondilson resolveu anunciar apoio ao candidato do Pros, Dodo de Neuclides. Até então, sem chances na eleição, Dodo acabou eleito com 76,71%, sendo a maior diferença nos últimos 20 anos em uma eleição em Salitre. O resultado esfacela o grupo familiar dos Ribeiro e pode decretar o fim da liderança de Agenor. Já Rondilson sai fortalecido da disputa.

A revelação de uma farsa

Depois de duas pesquisas registradas em nome de aliados do atual vice-prefeito, Abraão Sampaio, do PSD, referendando sua eleição, as urnas em Milagres restabeleceram a verdade: Figueiredo, do PDT, venceu com 53,74% dos votos. O pedetista colocou mais de 1.500 votos de maioria, confirmando o fim da liderança do ex-prefeito Hellosman Sampaio, do

PSD, que durou mais de 20 anos. Hellosman já havia perdido a eleição em 2016 para o atual prefeito Lielson Landim, do PDT, apoiado por Figueiredo. Lielson acusa Hellosman pelo desgaste da sua gestão, ao usar de uma estrutura de comunicação local, incluindo uma rádio que permanece no poder do ex-prefeito. Este ano, Hellosman, sequer, pode ser candidato por restrições na Justiça. Hellosman teria apostado errado ao colocar Abraão? O histórico era de traição.

Enquanto isso...

... Em Lavras de Mangabeira, o ex-senador Eunício Oliveira, do MDB, sofre mais uma derrota em sua vida política. Seu sobrinho, o atual prefeito Ildsser Oliveira foi derrotado pelo candidato do PSD, Ronaldo da Madeireira, do PDT, que teve 54,82% dos votos. Parte do grupo de Eunício no Município apoiou Ronaldo. Foi mais um racha.

... Em Abaiara, a reeleição do prefeito Afonso Tavares, do PT, faz do gestor o mais velho do Ceará. Afonso, que teve 54,93% dos votos, caminha para os 80 anos. Ele derrotou o candidato do MDB, Pedro Marcos, que se firma como próxima liderança no Município. O ex-prefeito Chico Sampaio, adversário histórico de Afonso, acabou aderindo a sua reeleição.

... Em Assaré, prevaleceu a força do novo. O prefeito Evanderto Almeida, do PSD, denominado por ele mesmo como o “velho”, perdeu a disputa para o empresário Libório Leite, do PDT, colocado como a novidade e o candidato das novas ideias. Libório venceu com 51,69% dos votos e, segundo apoiadores, “enterrou o passado”.

... Em Caririaçu, a eleição surpreendeu pela tranquilidade, se comparada a anos anteriores. O prefeito Edmilson Leite, do PDT, foi reeleito para o quarto mandato com mais de 52%, numa disputa com o ex-prefeito João Marcos, do PSD. Os dois, disputaram até o apoio do governador Camilo, que não foi ao Município. Como sempre, Camilo se distancia de confusão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ