Jornal do Cariri
Eleição apertada e indefinida em Barbalha
Donizete Arruda
26/10/20 20:58

Saiu a primeira pesquisa eleitoral RealTime Big Data/Jornal do Cariri sobre as eleições em Barbalha. O prefeito Argemiro Sampaio lidera com 40%. Seu único adversário, Dr. Guilherme, vem em seguida com 36%, Branco e nulo aparecem com 11% e não sabe/não opinou com 13%. A eleição de Barbalha está aberta devido a essa pequena diferença. Argemiro hoje venceria, contudo Dr. Guilherme, empurrado pelo apoio do governador Camilo Santana, é um adversário que não pode ser desprezado. O quadro eleitoral mais confiável seria afirmar que há um empate técnico na corrida eleitoral de Barbalha. Na pesquisa espontânea, novamente uma eleição apertada: Argemiro com 34% e Dr Guilherme com 31%. Na rejeição, o cenário também não difere: Argemiro com 31% e Dr Guilherme com 25%. Essas eleições de Barbalha prometem emoção até a contagem do último voto, segundo dados dessa pesquisa RealTime Big Data/Jornal do Cariri.

Aprovação de Governo Camilo faz  diferença

Levantamento sobre a aprovação dos governos Bolsonaro, Camilo e Argemiro Sampaio retrata que o melhor avaliado é o governador Camilo. 75% da população de Barbalha aprova a sua administração, contra 18% que desaprovam. Bem diferente do quadro encontrado com o presidente Bolsonaro. No Município, 38% aprovam o Governo Bolsonaro e 56% desaprovam. Já a administração do prefeito Argemiro Sampaio é bem avaliada: 55%¨dos barbalhenses aprovam o seu governo e 41% desaprovam. Prefeito Argemiro Sampaio tem uma satisfação de 42% de ótimo/bom de sua administração. 28% de regular e igual 28% de ruim/péssimo.    

Camilo silencia sobre pesquisa do Crajubar 

O governador Camilo Santana veio ao Crajubar no fim de semana, mas não saiu da sua casa no balneário do Caldas, em Barbalha. O silêncio do Governador,  aumentou a  tensão dentro da base aliada, sobre os resultados de pesquisas internas. Nenhum dos candidatos foi convidado para um café.  Arnon Bezerra, Zé Ailton e Guilherme Saraiva não  tiveram coragem para ligar. Pessoas próximas ao governador garantem que está tudo bem, mas a negativa em conversar com os candidatos,  levantou dúvidas sobre o desempenho de alguns nomes nas enquentes. O comportamento do governador Camilo no Cariri foi adotado após uma reunião em Fortaleza, quando recebeu as pesquisa do Instituto Opnus sobre as eleições nos três mais importantes municípios do Cariri. A corrida eleitoral está acirrada para os candidatos do Governo nessas cidades. Na quarta-feira, Camilo teve uma conversa franca com o senador Cid Gomes e os deputados Fernando Santana e José Guimarães.  

FGs desgastados excessivamente no Cariri

Uma realidade constatada na região metropolitana de Fortaleza se repete no Cariri: a imagem dos irmãos Ciro e Cid Gomes se deteriorou numa velocidade impressionante. Em Fortaleza, Ciro é banido dos palanques do candidato dos FGs a prefeito, por ter uma rejeição de 62%. Senador Cid Gomes não fica atrás. No domingo (25), durante passeata do candidato José Sarto, PDT, Cid sequer estava em carro aberto ao lado das lideranças. Preferiu sair dirigindo um carro comum no meio da carreata para não queimar a imagem de Sarto. Essa situação se repete também em todo o Cariri. A onda é se livrar dos FGs. Desse modo, os prefeitos que postulam à reeleição e os candidatos que sonham vencer as eleições evitam a todo custo aparecer em fotos ou em eventos públicos com Cid ou Ciro. Essa proibição dos políticos do Cariri tem irritado profundamente a Cid. Não é à toa que ele está com raiva de Arnon.

Passa retro em cima de qualquer um

O ódio do senador Cid Gomes contra os políticos do Cariri que o tem vetado juntamente com seu irmão, o presidenciável Ciro Gomes, nas fotos e em suas campanhas, não é controlável. Cid extravasou toda a sua mágoa ao governador Camilo Santana. Era seu desejo que Ciro participasse ativamente dessas eleições no Cariri. A região é onde se encontra a maior rejeição de Ciro no Estado. Não será possível. Os candidatos até do PDT dispensam a presença de Ciro. Ele atrapalha mais do que ajuda, e o pior: tira votos. Daí, a estratégia de sumir com Ciro esticando o tratamento de covid, já que ele se infeccionou. Ao contrário de Ciro e Cid, o governador Camilo é disputado a tapa pelos candidatos para gravar mensagens e são centenas de pedidos para que ele aceite cumprir uma agenda nos municípios. Camilo tem mantido uma postura discreta nessas eleições.

Arthur e Aluísio podem se aliar no Crato 

Discutida exaustivamente durante a pré-campanha, uma aliança entre os candidatos a prefeito do Crato, Arthur de Zé Adega e Aluísio Brasil voltou a ser idealizada. A iniciativa é do próprio Aluísio, que propõe uma pesquisa para nos últimos 15 dias de campanha para definir quem permaneceria com sua chapa. O candidato melhor colocado, entre os dois, receberia o apoio daquele que ficasse atrás na pesquisa. Apesar de atraente para Arthur, que virtualmente estaria à frente, a resposta ainda não chegou ao comitê de Aluísio. Entre os apoiadores de ambos os candidatos, a possibilidade é pequena em virtude do tamanho da participação a ser disponibilizada para quem viesse aderir. Claro, em caso de vitória. Essa união tem chance quase nula de vingar hoje, diante de tantos atritos entre os candidatos e seus aliados.

Bender de volta a campanha de Glêdson 

Fortalecido após humilhar Cid Gomes, reconquistando a legenda do PDT, retirando-a do palanque do prefeito Arnon, o empresário Gilmar Bender retomou seu protagonismo na campanha de Glêdson Bezerra. Bender ficou alguns dias ausente, segundo informações, viajando para o Rio Grande do Sul, para resolver problemas particulares. Essa ausência estimulou aos adversários de Glêdson a espalhar que ele não iria se engajar como prometera. Caíram do cavalo. Bender apareceu e garantiu que está no projeto mais do que nunca e tranquilizou a todos. Em reunião, na última semana, Bender garantiu que seu desaparecimento ocorreu  apenas para descansar e repor as energias. Para Glêdson, a presença de Bender é importante para a retomada do ritmo da campanha de rua, rivalizando com seus adversários Arnon e Nelinho Freitas.

Disse me disse...

Na reunião com Camilo, Guimarães e Fernando Santana, Cid Gomes voltou a criticar a atitude do prefeito Arnon Bezerra na campanha de Juazeiro. 

Arnon iniciou a campanha eleitoral sem usar as imagens de Cid, Ciro e Camilo. Mesmo com a confecção de novo material, Cid continua insatisfeito. Só que Arnon sabe que se vincular aos FGs faz perder voto.

Na esteira das decisões tomadas pela cúpula governista, Zé Leite deve ter mais poder para coordenar a campanha de Guilherme em Barbalha. 

No Crato, há uma dúvida sobre o papel do promotor aposentado Leitão Moura e o suplente de deputado Rafael Branco na campanha de Zé Ailton. 

Decisivos na eleição de Zé Ailton em 2016, Leitão e Rafael não falam, mas estariam insatisfeitos com um isolamento por parte da coordenação atual. 

A mudança dos vereadores do Cidadania em Juazeiro causa discussões nas redes sociais. Isso tem incomodado pessoas próximas aos parlamentares. 

O filho do vereador Seu Valmir, conhecido como Vandson, é o mais incomodado com as críticas. Quer tomar satisfação com quem fala no assunto.

Cariri quer o cargo de José Sarto na presidência da Assembleia, se Sarto sair vitorioso nas eleições para prefeito de Fortaleza.

Hoje, são dois os principais candidatos à vaga: Guilherme Landim, com o apoio do senador Cid Gomes e Fernando Santana, respaldado pelo governador Camilo.

Camilo leva vantagem porque não indicou nome de seu candidato preferido às eleições municipais na Capital e endossou o escolhido pelos FGs no PDT.

Lula passou quatro dias no hotel Vila Galé Cumbuco, em Caucaia. Lá, não quis receber visitas de políticos.

Alegou que estava descansando. Nada de conversas sobre eleições atuais ou de 2022. Por isso, governador Camilo não foi visitá-lo.

Desculpe a ignorância, é verdade que cresce a resistência aos nomes dos irmãos Ciro e Cid Gomes no Cariri?  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ