Jornal do Cariri
Economista avalia os impactos da redução do ICMS no Cariri
Consumidor Caririense deverá sentir o impacto de no máximo um real
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
GENEUZA MUNIZ
12/07/22 18:00

Nos próximos dias, os caririenses também sentirão a redução no preço da gasolina. Isso porque a governadora Izolda Cela anunciou, na última semana, que o Estado seguirá a Lei 194, que delimita o  teto de alíquota para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis em 18%. Na prática, significa uma redução de cerca de R$ 1 no bolso do consumidor. 

Para o economista Áydano Ribeiro, a decisão, a longo prazo, poderá aprofundar a crise. “Nós só teremos uma mudança nos preços de combustíveis, de fato, quando houver uma mudança no cenário internacional. Na região do Cariri, nós teremos uma queda de 10 a 8% no preço. Isso significa uma redução de 0,80 centavos a R$ 1”.  O valor pode variar entre os postos.

Ainda de acordo com a análise do professor, existem dúvidas de que o benefício dessa política pública seja maior que os custos. Essa aparente redução é superficial e cada real economizado no valor dos combustíveis deverá ser gasto em outro produto. De acordo com um levantamento feito pela Secretaria da Fazenda,  estima-se que o Estado do Ceará possa perder 2,16 bilhões somente em 2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ