Duelo em Juazeiro: Glêdson, Ciro e Roberto Cláudio X Fernando, Camilo e Elmano
Fernando e Glêdson intensificam campanha em Juazeiro
Fotos: Redes Sociais
Robson Roque
10/09/24 14:00

A campanha eleitoral em Juazeiro do Norte intensifica-se à medida que o dia da votação, em 6 de outubro, aproxima-se. O pleito no maior colégio eleitoral na região atrai a atenção de lideranças com trajetórias políticas de âmbito nacional. Em especial, destacam-se o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o governador Elmano de Freitas (PT) e o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT).

Neste fim de semana, Ciro esteve no Cariri, acompanhado do candidato a prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), para intensificar as ações de campanha do candidato à reeleição Glêdson Bezerra (Podemos). Do outro lado da disputa, as ações do candidato Fernando Santana, contaram com o apoio do líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), e da secretária de Proteção Social do Ceará, Onélia Santana, esposa de Camilo Santana e cunhada de Fernando. 

Ciro e Guimarães são peças importantes no xadrez político da região em 2024. Com o rompimento da aliança entre PT e PDT, ressaltam-se dois grupos políticos no Ceará: um liderado por Camilo Santana (PT), com o apoio de Cid Gomes (que trocou o PDT pelo PSB); outro que tem Ciro Gomes à frente. As duas correntes políticas miram o Cariri e, sobretudo, o Crajubar, como prioridades, inclusive de olho no próximo pleito estadual.

Ciro e Guimarães participaram de atos eleitorais no fim de semana. Na região, eles revezaram-se entre análises e críticas das campanhas do candidato da oposição, Fernando Santana (PT), e do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), que busca se reeleger. O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o deputado federal André Figueiredo, ambos do PDT, também estiveram presentes.

Na sexta-feira (6), em Barbalha, Guimarães disse ter a certeza da vitória do PT no Crajubar. “Nós temos 30 dias para consolidar as nossas vitórias em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha,” disse, reconhecendo o longo caminho a ser percorrido em Juazeiro, confiante em uma virada em Juazeiro, referindo-se ao resultado de pesquisa divulgada no dia anterior, pela TV Verdes Mares Cariri.

Embora concorde que Fernando ainda é desconhecido da população juazeirense, Guimarães considera que o fato de ele ser o candidato do ministro Camilo Santana, do governador Elmano de Freitas e do presidente Lula, pode facilitar a vitória.

“Nós estávamos muito mais atrás [nas pesquisas]. A eleição em Juazeiro tem uma particularidade própria. É uma cidade grande. Fernando ainda é desconhecido por grande parte do eleitorado, pelo povo de Juazeiro. É trabalhar muito”, avaliou.

No sábado (7), Ciro participou de caminhadas nas três cidades, reforçou ter abandonado as disputas por cargos políticos, mas disse ter uma missão de combater perseguições políticas que, segundo ele, são feitas pelo grupo de Camilo Santana.

“Estão querendo ganhar a eleição na marra. Juazeiro vai dar uma lição, não só para o Juazeiro, mas para o Ceará e o Brasil. Juazeiro é a líder do interior. Juazeiro é o lugar que está libertando o Estado. E o Glêdson não está só”, disse. 

Para Ciro, a vitória de Glêdson em 2020 foi resultado do desejo por mudança diante da história política do município. “Vocês sabem o que a política de Juazeiro produziu. O desmantelo que a política de Juazeiro produziu. A destruição de lideranças que a política de Juazeiro produziu”, avaliou.

Candidato a governador na última eleição, Roberto Cláudio também destacou o protagonismo político de Juazeiro no cenário estadual. “Estamos com Glêdson porque acreditamos nele e, principalmente, porque precisamos dele para enfrentar essa ditadura que se instalou no Ceará”, comentou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ