Jornal do Cariri
Documentário apresenta vivências de vaqueiro de Assaré
“Doge – A trajetória de um vaqueiro” será lançado ainda neste mês de julho
Foto: Carlos Rodrigo
Joaquim Júnior
09/07/24 14:00

“A valentia dos vaqueiros nordestinos narrada a partir das vivências de Doge, um dos poucos remanescentes dessa lida no interior do Ceará” – é assim que o documentário “Doge – A trajetória de um vaqueiro” é apresentado ao mundo. O projeto, idealizado pelo jornalista Sávio Emanuel Gonçalves, será lançado ainda neste mês de julho, em Assaré, terra de Doge, e deve, futuramente, ser apresentado em mostras e festivais.

As filmagens para o documentário, que tem como produtora a Chiaroscuro Filmes, foram realizadas integralmente durante o último mês de março, em dois dias de gravação: um dia com a entrevista na casa do vaqueiro e outro acompanhando ele na lida com o gado. “Acompanhar Doge durante esse dia foi uma experiência inesquecível e enriquecedora, que espero que seja transmitida por meio do filme”, relata Sávio.

Apesar de conhecer Doge há mais tempo, foi apenas nos últimos anos que o diretor passou a saber mais detalhes da trajetória do vaqueiro e se interessar em contar a história dele. “Um dia, tive a oportunidade de o entrevistar para um trabalho junto à Secretaria Municipal de Cultura. Ali mesmo, durante a conversa, percebi que a história dele deveria ser contada de alguma forma. A necessidade de produzir o documentário foi imediata. Já comecei então a falar com amigos e pensar na produção”, relembra Sávio, que já dirigiu o documentário "Pelos sabores da memória", que conta a história de mestres da gastronomia assareense.

Na época, a principal dificuldade para a realização era a captação de recursos – e é aí onde entra a Lei Paulo Gustavo que, como cita Sávio, foi fundamental para tirar a ideia do papel. “Espero que o poder público, em todas as suas esferas, siga com leis de incentivo para que todo o país tenha a oportunidade de se comunicar por meio do cinema”, enfatiza.

As novidades sobre o filme serão divulgadas por meio do Instagram, nos perfis @chiaroscurofilmes e @savioemannuel.

Ficha técnica:
Direção: Sávio Emanuel Gonçalves
Produção e pesquisa: João Pedro Nunes
Diretor de fotografia: Carlos Rodrigo
Operação de câmera: Matheus Pereira e Tiago Silva
Edição: Sávio Emanuel Gonçalves e Matheus Pereira
Interpretação de libras: Germeson Pereira
Audiodescrição: Isabela Siebra
Fotografia still: Carlos Rodrigo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ