Jornal do Cariri
Documentário apresenta memórias da Malhação do Judas em Crato
Lançamento acontecerá de forma remota
Foto: Arquivo Pessoal/ Cacá Araújo
Joaquim Júnior
09/04/21 8:30

Nesta sexta-feira (09), às 14h, o Caldeirão das Danças lançará o documentário “Memórias Malhação do Judas em Crato”. A obra conta com depoimento do dramaturgo cratense Cacá Araújo e tem como diretor o professor Junior Pessoa. O lançamento acontecerá de maneira virtual, em exibição pelo canal do diretor, no YouTube. O projeto tem como contrapartida recursos oriundos da Lei Aldir Blanc no edital de espaço e iniciativas culturais no município de Crato.

Como apresenta a equipe do Caldeirão das Danças, a festa da Malhação do Judas em Crato tem origem ao longo de mais de 150 anos. Manifestada em diversos bairros da cidade, as ações têm como referência os tempos medievais em que o povo punia simbolicamente "Judas Iscariotes", que traiu Jesus ao entregá-lo aos soldados romanos.

“Na atualidade, Judas representa personagens da política, religião e figuras populares que atuam de forma contraria às leis, acabando que sendo julgado como traidor da sociedade”, explica. Em Crato, a festa da Malhação acontece no Largo da RFFSA e na Rua da Sagrada Família, na cidade do Crato, indo aos demais bairros e sítios da região, tendo a presença de personagens da cultura popular como Caretas, Banda Cabaçal e artistas locais. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ