Jornal do Cariri
Dobra demanda por energia solar no Cariri
Implantação de energia solar reduz custos de forma sustentável
Foto: Bruno Kelly
Geneuza Muniz
26/07/22 19:00

A demanda por energia solar no Cariri mais que dobrou nos últimos dois anos. De acordo com a avaliação de profissionais da área, em 2020, chegava-se a receber cerca de 100 solicitações para instalação do sistema. Para 2022, a previsão é de 250. A crise hídrica dos últimos anos, a alta inflação no país, aliada ao grande índice de radiação solar do Nordeste, está levando a população caririense a optar pela geração de energia solar.

Henrique Grangeiro, sócio de uma empresa do setor, comenta a alta demanda na região. “Nós temos a previsão de atender 250 montagens em 2022, entre pequenas, médias e grandes''. Ele também esclarece que qualquer pessoa pode adquirir, sendo necessário apenas ter um projeto.

Com a instalação de placas fotovoltaicas, os consumidores conseguem produzir toda a energia que utilizam, obtendo uma redução de até 90% no valor da conta de luz. "A implantação de sistemas fotovoltaicos promove uma redução de custos de forma sustentável, com a melhoria da eficiência energética, contribuindo com a redução dos custos e trazendo melhoria do conforto ambiental", afirma Henrique.

O Estado do Ceará é o décimo maior produtor de energia solar do país, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR). Além da economia e sustentabilidade, a fácil manutenção, resistência e durabilidade estão entre as maiores vantagens.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ