Jornal do Cariri
Disputa reeditada
Madson Vagner
21/07/20 0:00

A disputa eleitoral deste ano, em Penaforte, promete ser intensa. Devem se encontrar o atual prefeito Agábio Sampaio, o ex-prefeito Luiz Celestina e o médico Rafael Ferreira, do MDB. Em 2016, Rafael perdeu por uma diferença inferior a 300 votos, para uma chapa que congregava Celestina e Agábio. Agora, o prefeito está rompido com Celestina e está cassado pela Justiça, aguardando recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Pode ser retirado da disputa a qualquer momento. Já Rafael lançou sua pré-candidatura com apoio do PT e a promessa de ter o governador Camilo Santana e o ex-senador Eunício Oliveira no seu palanque. Rafael estaria entre as prioridades do MDB no interior do Estado. Mas Agábio, apesar dos desgastes, não pode ser dado por vencido, permanece com o apoio forte do deputado Guilherme Landim e do seu partido, o PDT. Vai ter emoção!

Reforço eleitoral

A disputa eleitoral em Assaré parece reservar muitas surpresas até a campanha. Depois do vai e vem da oposição, em firmar um nome na disputa, agora, o prefeito Evanderto Almeida resolveu surpreender. Vai apostar em um vice sem histórico político, mas bem conhecido no meio artístico. O cantor “Caninana do Forró” anunciou, em áudio nas redes sociais, sua pré-candidatura a vice-prefeito na chapa de Evanderto. No estilo teatro, Caninana confirmou a presença e mandou um recado: “gente mole e cabra frouxo, mais eu dou é de chinelo. Não vou gastar um chicote, nem a mão não. Dou é de chinelo”. Não se sabe para quem foi o recado, mas na oposição o áudio virou piada. Uma postagem, também nas redes sociais, sugere que o cantor está precisando de dinheiro. Se Caninana tem capital eleitoral, a campanha vai dizer. Pelo menos, a diversão está garantida.

Otimismo renovado

O prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito, aprece ter conseguido dar a volta por cima na busca por um novo partido. Não conseguiu sair do PP, mas emplacou a esposa, Katiúcia Barbosa, na presidência do MDB de Eunício Oliveira. E tudo indica que após a eleição, o prefeito se filie ao partido presidido pela primeira-dama, claro, em caso de reeleição. E, por falar em reeleição, os apoiadores de Ítalo estão animados. Há quem passe por cima da avaliação que aponta o crescimento da oposição e aposte que Ítalo, hoje, seja imbatível na disputa. Se a aposta tem fundamento é difícil avaliar. Apesar do otimismo, a disputa será muito difícil. Do outro lado, estarão o ex-prefeito Afonso Sampaio, do PSD, o deputado federal Idilvan Alencar, do PDT, e toda a estrutura do Governo do Estado, com o PT de Socorro Matos, hoje, nome para enfrentar Ítalo na disputa.

Disputa na base

A disputa em Santana do Cariri passou a ser para quem vai enfrentar o atual prefeito Pedro Henrique. Bem colocado em sondagens junto à população, o ex-presidente da Câmara, Vicente Brilhante, está meio sumido das discussões políticas. Diz esperar o momento certo. No mesmo ritmo de aceitação, o vereador Samuel Werton Garcia figura como nome forte junto à população, mas emperra na rejeição do seu partido, o PSDB, que tem poucos apoios. Queridinho do governo Camilo, o ex-prefeito Zé Maia tem partido, apoio e estrutura, mas não tem decolado junto à população. Claro, nada comprovado em pesquisas com cunho científico. Tudo é informação não oficial, mas tem feito a diferença na corrida eleitoral. Na base do prefeito Pedro Henrique, o desgaste continua vindo do seu pai, que insiste em administrar a cidade, sem ser prefeito.

Bem avaliada

Mais uma vez a educação de Brejo Santo se destaca no cenário nacional. Desta vez, um relatório do Banco Mundial, divulgado na última semana, coloca 10 municípios cearenses entre os 20 melhores do Brasil na qualidade do Ensino Fundamental. Brejo Santo foi único da região do Cariri contemplado. O Município apareceu com nota 8, numa escala que vai de 0 a 10. Os números são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, mas o bom desempenho vem desde 2005. O ex-prefeito, hoje deputado estadual Guilherme Landim, avalia o resultado como fruto de muito esforço dos professores do Município. Landim destaca a parceria das sucessivas gestões em fazer investimentos em formação continuada e a implantação de uma política de valorização integrada da educação. A receita está aí. É cobrar dos futuros gestores do Cariri.

“Faça o que eu digo”

A prefeita de Potengi, Alizandra Gomes, ratificou sua pré-candidatura à reeleição. E, diferente, de outras vezes em que se colocou à disposição para a disputa, agora a gestora resolveu comemorar em alto estilo. O problema é que a festa na casa do pré-candidato a vice na chapa, Luiz Jamil, ao que parece acabou promovendo aglomeração em desobediência ao decreto de isolamento social assinado pela própria prefeita. Nas redes sociais, Alizandra tem sido criticada por incentivar uma festa clandestina, o que favorece a disseminação da covid-19. Aliás, segundo a secretária de Saúde, Saionara de Brito, o Município já ultrapassou os 100 casos. O evento, de grande repercussão, foi marcado ainda por queimas de fogos em vários pontos do Município. A oposição promete levar o caso à Câmara e exigir punição prevista no decreto.

Enquanto isso...

... Ainda em Potengi, a assessoria da prefeita Alizandra garantiu a esta coluna que o ex-prefeito Titico estará no mesmo palanque da gestora e que jamais rompeu com a administração da esposa. Titico estaria descontente com as ações da prefeita, em manter distância dos principais aliados de campanha, que contribuíram para a vitória do projeto.

... Com relação ao rompimento do ex-prefeito Samuel Carlos, a assessoria ressaltou que se deu em razão da prefeita não aceitar interferências administrativas, rompendo com as regalias praticadas pela gestão Samuel. Ou seja, foi contra a prática do “toma lá, dá cá”. Ficou sem apoio e ganhou um forte adversário.

... Em Aurora, o prefeito Júnior Macedo comemora a injeção de mais de R$ 2,5 milhões na economia do Município. O recurso é resultado do pagamento da primeira parcela do 13º e o salário dos servidores efetuado pela Prefeitura. Com a crise financeira, causada pela pandemia de covid, grande parte das administrações não estão conseguindo fazer a antecipação.

... Com o auxílio emergencial do Governo Federal e demais auxílios do Governo Estadual, a gestão de Aurora acredita que, somente em julho, circule mais de quatro milhões em recursos no Município. Além de impulsionar o comércio local, potencializando a população, gera dividendos políticos para o atual prefeito Júnior Macedo, que cogita não disputar à reeleição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ