Jornal do Cariri
Direção do PDT dissolve aliança com MDB em Milagres
Por Madson Vagner
02/07/24 0:00

A aliança entre os pré-candidatos Anderson Eugênio (MDB) e a ex-primeira-dama, Elisangela Crisóstomo (PDT), não será homologada. A decisão é pessoal, do presidente do PDT, André Figueiredo, que ainda não teria digerido a crise causada com a saída do prefeito Cícero Figueiredo (PT) do partido, em 2022. Figueiredo é o principal apoiador de Anderson Eugênio, atual vice-prefeito. Além disso, André teria colocado como requisito para entregar a legenda, a garantia de disputar a eleição como cabeça de chapa e, caso Elisangela insista na aliança, ficará sem legenda. Elisangela foi anunciada como pré-candidata a vice de Anderson Eugênio. Para piorar, não poderá se aliar a nenhum partido da base governista no Município. Agora, se quiser disputar a eleição deste ano, Elisangela terá que partir para uma candidatura solo, o que pode inviabilizar seu nome na corrida eleitoral. A esperança é que o ex-prefeito Lielson Landim, esposo de Elisangela, use toda sua habilidade para resolver o problema. O caminho é difícil!

Em Araripe, Zé Gordinho quer Modesto longe

Pré-candidato a prefeito pelo PT, o presidente da Câmara de Araripe, Zé Gordinho, foi direto ao avaliar a candidatura do empresário Rodrigo Modesto (PSB): é o resultado do racha na base aliada do prefeito Cícero de Deus (MDB). Zé Gordinho garante que a candidatura de Modesto prejudica a reeleição do prefeito. Já que esteve com ele na última eleição, é dever tentar votos na mesma base e não mexer com a oposição, liderada pelo PT e o ex-prefeito Giovane Guedes. A mesma avaliação serve para o ex-prefeito Humberto Germano (PSB), que também esteve com Cícero de Deus na eleição passada. Germano havia garantido que não aceitaria aliança com o PT. Apesar da disputa, PT, MDB e PSB pertencem a base governista.

Oposição enfraquecida em Brejo Santo

Se o cenário para a oposição de Brejo Santo é reconhecidamente difícil, ele pode ficar ainda pior. Na última semana, uma foto do ex-candidato a vice-prefeito, Rodrigo Tavares, ao lado da prefeita Gislaine Landim, confirmou uma articulação liderada pelo deputado estadual Guilherme Landim. Na foto, estão, além de Gislaine e Rodrigo, o vice-prefeito Bosco Sampaio e Marcos Cabral, pré-candidato a vereador, o que fortalece a unidade da base aliada em torno da adesão. Integrado ao grupo, Rodrigo deve se colocar como alternativa a suceder a prefeita Gislaine em 2028, em caso de reeleição. Outro nome é o próprio vice, Bosco Sampaio. Gislaine Landim disputa a reeleição contra o pré-candidato do PT, Eusébio Ferreira.

Vereador de Salitre desqualifica Ministério Público

O vereador José Elder, conhecido como Professor Novinho, surpreendeu aos colegas na Câmara de Salitre, durante sessão no dia 28, ao colocar em xeque a credibilidade do Ministério Público do Estado (MPCE). Em comentário, afirmou que membros do órgão engavetam denúncias feitas por ele. Novinho lembrou aos colegas que vai recorrer ao Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria Geral da União (CGU), para se garantir. Segundo o vereador, a esposa de um advogado, ligado ao denunciado é quem recebe as denúncias no MPCE. A Mesa Diretora da Câmara lançou nota de repúdio sobre a fala do vereador, garantindo o respeito e a confiança no trabalho do MPCE. A Mesa estuda acionar a Comissão de Ética.

Enquanto isso...

Ainda em Salitre, pré-candidato Rondilson Ribeiro (PT), ex-prefeito do Município, teve suas contas de 2020 aprovadas pela Câmara, em sessão do dia 28. Rondilson precisou de maioria simples.

As contas de Rondilson chegaram à Câmara com parecer, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), pela aprovação. Agora, restam as contas de 2017 e que já tem parecer do TCE pela aprovação.

Em Abaiara, a adesão do pré-candidato a vereador Harryson Furtado ao pré-candidato Angin (PT) está mexendo com a opinião pública local. Harryson é filiado ao MDB, partido da pré-candidata Mara Sampaio.

Na declaração de apoio, veiculada nas redes sociais, Harryson acusou perseguição política e disse estar cansado da política de descompromisso. Disse querer muito mais por Abaiara. A fala ainda repercute.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ